Cabeçalho da página

ENTRE PAQUERAS E “CATAÇÕES”: A RITUALIZAÇÃO DA BUSCA POR PARCEIROS EM FESTAS ELETRÔNICAS SOBRALENSES.

Fabrício Sousa Sampaio

Resumo

paquera masculina pode ser analisada ‘enquanto’ performance cujos rituais objetivam instaurar uma situação em que os envolvidos no flerte e a audiência mais próxima fiquem cientes do processo. Este artigo objetiva identificar e compreender os rituais que constituem a performance- paquera tomando como campo de observação etnográfica as festas eletrônicas que ocorreram na cidade de Sobral/CE no período de 2013 a 2016. Nesta discussão, a paquera foi dividida em fase preparatória, desfocada e focada a partir das teorizações de Erving Goffman (2009, 2010, 2011). Essas fases, bem como os rituais que as atravessavam, eram
interseccionados por eixos de diferenciação corporal.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v8i1.4730



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.