Cabeçalho da página

Mulheres de Abaetetuba: trajetórias femininas na cena política de uma cidade no interior paraense

Ígora Irma Santos Dácio, Mílton Ribeiro

Resumo

Este artigo apresenta quatro trajetórias femininas na política em Abaetetuba-PA. O objetivo principal é compreender, a partir de uma perspectiva de gênero, quais são os obstáculos encontrados por estas abaetetubenses no cenário político e no espaço de decisões políticas da cidade. Como campo de interlocução foram realizadas entrevistas com a atual prefeita, duas vereadoras em mandato e a primeira vereadora eleita no município, com a intenção de considerar seus projetos e trajetórias seguidas até assumirem cargo político e/ou serem eleitas para ocupar cargo no executivo e/ou legislativo municipal. Essas trajetórias colocam em evidencia as dificuldades das mulheres em alcançarem cargos políticos de destaque em cidade interioranas e como seus projetos ainda são permeados por influências masculinas, ou olhares masculinos sobre como fazer política, e os desafios de conciliar uma tripla jornada de trabalho.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v8i2.5045



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.