Cabeçalho da página

Histórias e Memórias Sobre a Pesca do Pirarucu no Auati-Paraná: do Barracão ao Manejo Comunitário

Katiane Silva

Resumo

O presente artigo, de caráter etnográfico e histórico, tem como objetivo apresentar reflexões preliminares sobre a importância e as dinâmicas da pesca do pirarucu (Arapaima gigas) na bacia hidrográfica do Auati-Paraná (tributário do Rio Solimões, Amazonas). A partir da perspectiva de indígenas Cocama, conhecidos como especialistas em técnicas de pesca desta espécie. Assim, proponho uma discussão de como as estratégias de manutenção das técnicas “tradicionais” deste tipo de pesca foram se modificando de acordo com as intervenções empresariais e estatais que instituíram novos modos de regulação social.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i1.5489



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.