Contribuição dos Quintais na Conservação do Cerrado e da Agrobiodiversidade: Um Estudo dos Quintais Tradicionais da Baixada Cuiabana
Resumo
Diante das recentes modificações impostas pelo avanço da fronteira agrícola sobre o rural do estado de Mato Grosso, os quintais se tornam um dos poucos espaços de manejo da agrobiodiversidade. O objetivo deste trabalho é analisar os quintais manejados por agricultores tradicionais da Baixada Cuiabana, enfatizando o papel do quintal na conservação da agrobiodiversidade. Para coleta de dados foram visitados 90 quintais do município de Jangada. Os tradicionais quintais apresentaram 136 etnoespécies, nativas e exóticas, com variedades agrícolas locais e comerciais, que conjuntamente com os espaços de roça e do cerrado compõem uma matriz permeável à rica fauna silvestre que circula localmente.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i1.5492
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |