Cabeçalho da página

Dos serviços oferecidos pelo estado brasileiro na aldeia kawêrêtxikô (Mato Grosso)

Martiniano Alcantara Neto

Resumo

O artigo que se segue trata do povo indígena Tapayúna da aldeia Kawerêtxikô e a relação deles com a educação escolar e a saúde alopática entre os anos de 2012 a 2015. Eles habitam uma área contígua ao Parque Indígena do Xingu (PIX), a Terra Indígena Kapoto Jarinã, tradicional região dos Kayapó. O objetivo primeiro da pesquisa foi o de etnografar as teorias nativas sobre esses dois serviços permanentemente instalados na aldeia Kawerêtxikô, comparando as relações dos Tapayúna com essas duas áreas. As minhas considerações se baseiam em um período de pesquisa e convivência cotidiana entre os Kaykwkhratxi (auto-denominação dos Tapayúna, pertencentes ao tronco lingüístico e à família Jê) de 13 meses não-consecutivos, além da companhia e observação das viagens que eles faziam às cidades do entorno da Terra Indígena Capoto Jarinã, tradicional território dos Kayapó (Mebengôkrê) e onde foi construída a aldeia Kawerêtxikô. Dei especial atenção à maneira como os Tapayúna eram interpelados e, ao mesmo tempo, também interpelavam os funcionários do posto-de-saúde e da Escola Goronã.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i2.5673



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.