Cabeçalho da página

Questões epidemiológicas e desafios no atendimento aos chamados povos isolados. Uma experiência de contato com os Korubo

Roberta Aguiar Cerri Reis, Lucas Albertoni

Resumo

Nos últimos três anos, grupos indígenas de três etnias distintas, que até então não mantinham relação permanente com o Estado ou mesmo com a sociedade envolvente, passaram a receber assistência à saúde constante e permanentemente do governo brasileiro. Dentre as políticas aplicadas a eles, destaca-se o início de intervenções biomédicas em dois grupos da etnia Korubo na Terra Indígena Vale do Javari, Amazonas. A partir da experiência dos autores, este artigo tem como objetivo relatar  e refletir sobre a situação sanitária, o cuidado médico e outras ações de saúde implicados nos processos atuais de contato interétnico, em especial nos eventos ocorrido na Terra Indígena (TI) Vale do Javari envolvendo a etnia Korubo. Busca-se, assim, contribuir para uma reflexão acerca do contexto epidemiológico atual dos povos indígenas que se encontram recentemente inseridos em uma zona de contato com agentes do Estado brasileiro, bem como levantar subsídios para o planejamento de ações de saúde em uma situação de contato.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i2.5676



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.