Cabeçalho da página

A imortalidade do útero de Henrietta Lacks: Um olhar literário sobre questões éticas, de gênero e raça

Bruna Pratesi de Oliveira

Resumo

O seguinte trabalho é fruto do encontro entre o curso Antropologia do(s) Útero(s) e a obra literária “A vida Imortal de Henrietta Lacks”, escrita pela jornalista Rebecca Skloot. Em meio às discussões corpóreas e metafóricas sobre úteros e a vasta temática da saúde, exploramos eixos que tangenciam discussões sobre raça, corpo, moralidade e ciência. Como forma de apresentar tal imersão, apoio-me no livro que conta a história de Henrietta Lacks e a jornada de sua família, ativistas em busca de verdades sobre as células retiradas do útero de Henrietta. As células, extraídas sem seu consentimento, foram mantidas vivas e se tornaram protagonistas na revolução das tecnologias médicas do século XX. Deste modo, nasceram as células HeLa, impulsionando uma indústria biomédica multibilionária, porém, a história da família Lacks, intensamente marcada pela tragédia da perda de sua mãe, se encontra silenciada e a serviço de uma ética médica desumana, racista e mercadológica. Busco apresentar eixos de análise que articulam o percurso ético das células, passando pelo contexto no qual elas foram extraídas e a trajetória da família Lacks, na busca de esclarecimentos e reconhecimento pelas suas contribuições à ciência médica. A narrativa pretende abrir para novos horizontes que dialogam com o universo pulsante dos úteros. 


Texto completo:

PDFV10N1


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i1.5854



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.