Cabeçalho da página

Contando os danos: Análise de um grupo de acolhimento feminista online e a construção social do corpo feminino

Cibelle Canto Bastos

Resumo

A partir dos anos 2000 com a ampla inserção da internet no cotidiano, o movimento feminista vem utilizando a internet como instrumento de reivindicação política e social. Através de blogs, fóruns online e grupos em redes sociais, diversos grupos feministas vem construindo redes virtuais de acolhimento, que vêm ganhando cada vez mais adeptas – mulheres dispostas a compartilhar histórias e sentimentos através de relatos postados nestas redes. O presente artigo tem como objetivo problematizar como o feminismo se organiza nessas redes no intuito de denunciar a hegemonia do saber médico na construção social do corpo das mulheres como um artifício reificador das opressões estruturais que assolam e constroem a condição feminina. O desenho metodológico do artigo se dá através de revisão bibliográfica acerca da construção social do corpo feminino, do acompanhamento de um grupo de acolhimento feminista no Facebook composto por mulheres de uma capital da região amazônica, e da análise de um relato de violência obstétrica postado nesse grupo, além de entrevistas com integrantes. 


Texto completo:

PDFV10N1


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i1.5855



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.