Cabeçalho da página

Práticas funerárias no baixo rio tapajós, Amazônia

Diego Barros Fonseca

Resumo

O artigo trata de uma série de urnas e vasilhas relacionadas a práticas de sepultamento provavelmente de indígenas Mundurucu, no baixo rio Tapajós, vindos do sítio arqueológico Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (N.S.P. Socorro) -  Itaituba, Pará. Avalia-se então as semelhanças com dados etnohistóricos e arqueológicos sobre as práticas funerárias na região, a descrição das escavações em laboratório, apresentando dados e interpretações sobre os vestígios osteológicos encontrados, contribuindo com os debates sobre as práticas funerárias na região Amazônica.


Texto completo:

PDFV10N1


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i1.5864



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.