Cabeçalho da página

Concepções de Membros de Comitês de Ética em Pesquisa acerca do Processo de Avaliação

Marília de Queiroz Dias Jácome, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo

Resumo

Investigou-se concepções de membros de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), acerca do processo de avaliação ética, em meio virtual, com um questionário, respondido por 295 membros de CEP do país. As respostas indicaram comitês majoritariamente em instituições de ensino superior, membros no primeiro mandato, das ciências biológicas e saúde, com mestrado, e não especializados em ética em pesquisa. Os membros atribuiram aos CEP papel educativo; tiveram capacitação variada, e consideraram importante fazer parte do CEP por contribuírem para a difusão do cuidado ético nas pesquisas. Utilizavam na avaliação, as diretrizes éticas nacionais; e para eles, todas as pesquisas com participação de seres humanos deveriam ser avaliadas. Conclui-se que os membros dos CEP estão envolvidos com o trabalho, entretanto, por estarem a pouco tempo no mandato, sentem dificuldade em avaliar os aspectos éticos das pesquisas, ou seja, exercer o papel mais importante do CEP, que é o da revisão ética.


Texto completo:

V10N02PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6508



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.