Mais vozes, mais éticas: possibilidades de ampliação do Sistema CEP/CONEP na perspectiva da participação de não especialistas
Resumo
O artigo discute a ampliação da participação de não-especialistas como possibilidade de mais vozes no Sistema CEP/CONEP, no processo de revisão ética das pesquisas em saúde e no âmbito das ciências humanas e sociais. A partir da análise de experiências de modelos ampliados de comitês de ética em pesquisa, tais como o europeu, propõe-se uma perspectiva de inclusão de leigos nos comitês, considerando a pluralidade de saberes e de valores no campo da ética como construção coletiva. Foi realizada revisão teórica sobre o tema, abordando inicialmente o contexto histórico do surgimento da bioética; em seguida, foram comparados os modelos americano, europeu e brasileiro. Finalizando, propõe-se a possibilidade de ampliação dos comitês como forma de construção coletiva do processo de revisão ética.
Texto completo:
V10N02PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6509
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |