Cabeçalho da página

Reflexão sobre os aspectos e procedimentos éticos de uma pesquisa com médicos cooperados do Programa Mais Médicos

Roseane Bittencourt Tavares

Resumo

A questão da ética em pesquisas com seres humanos no Brasil tem sido ainda um dilema, mesmo com a criação da Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Este artigo faz uma reflexão sobre os aspectos e procedimentos éticos da pesquisa Análise sobre a Formação Profissional e Experiência dos Médicos Cooperados do Programa Mais Médicos no Brasil, que se enquadra na área de Saúde Coletiva, porém utiliza metodologias das Ciências Humanas e Sociais (CHS). Para isto, comparou-se as duas últimas resoluções do CNS com os procedimentos realizados na pesquisa. Embora a nova resolução tenha trazido avanços nas normas éticas brasileiras para as pesquisas nas áreas de CHS, ainda existem lacunas que causam dificuldades para que os pesquisadores enquadrem suas pesquisas nas diretrizes e normas regulamentadoras


Texto completo:

V10N02PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6513



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.