Cabeçalho da página

Adornos, contas e pingentes na foz do rio Amazonas: Estudo de Caso do sítio Curiaú Mirim I

Avelino Gambim Júnior, Cláudia Rodrigues Carvalho, João Darcy de Moura Saldanha, Mariana Petry Cabral

Resumo

Este artigo tem como objetivo oferecer uma possibilidade explanatória na interpretação de adornos arqueologicamente contextualizados através do conceito de corporalidade ameríndia e noções de pessoa. Neste intuito trago como estudo de caso o sítio Curiaú Mirim I, datado por volta do século X ao XVII AD. Esse sítio contém evidências de áreas de sepultamentos humanos e feições e estruturas possivelmente domésticas.  Através da observação de adornos encontrados em contextos funerários das Guianas e foz do rio Amazonas procurou-se, inspirado nas ideias da corporalidade ameríndia da etnologia amazônica, propor interpretações que dessem conta de significados como a construção de sociabilidades e identidades em vida e na morte até a corporalidade pós-morte vistas numa história indígena de longa duração


Texto completo:

V10N02PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6521



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.