Cabeçalho da página

Tsusiobon Chiaid (A Fala dos Velhos): O Velho na Construção da Identidade Matses

Ricardo Lopes Dias, Ana Keila Mosca Pinezi

Resumo

A identidade étnica dos Matses, um povo indígena amazônico, resulta de uma consciência definida por critérios como parentesco, linguagem, comportamento e territorialidade. Assim, retornamos ao tema da identidade, revisando este diálogo entre o discurso identitário matses e a teoria social sobre etnicidade de Barth e Cardoso de Oliveira; e, em seguida, abordamos a função social do velho na construção, transmissão e continuidade desta identidade étnica de acordo com a noção de memória coletiva de Halbwachs, Pollak e Candau. Por fim, contrastamos as diferentes posições sociais do velho urbano e do velho matses


Texto completo:

V10N02PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6523



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.