Cabeçalho da página

Wyrau’haw: a Festa da Menina-Moça do povo indígena Tenetehara/Guajajara

Ana Caroline Amorim Oliveira

Resumo

Este é um ensaio fotográfico a respeito da Wyrau’haw conhecida como Festa da Menina Moça ou Festa do Moqueado. É um ritual do povo Tenetehara/ Guajajara, de língua Tupi, localizados na pré-Amazônia maranhense. Esta festa marca a passagem da infância para a vida adulta da mulher Tenetehara/Guajajara. Ela é composta por três momentos: Mandiocaba ou Festa da Mandiocaba, Caçada e Festa do Moqueado. (GOMES, 2018). O presente ensaio refere-se a última etapa dessa festa, a Festa do Moqueado, que ocorreu em setembro de 2016, na aldeia Lagoa Quieta, Terra Indígena Araribóia. Os Tenetehara chamam de Wyrau’haw o momento da passagem e de transformação, da menina Tenetehara para a idade adulta. Em português eles usam a palavra “festa” para se referir a esse momento de relação entre os vivos e os encantados. Os Tenetehara conheceram as festas e como realizá-las com os encantados. As festas marcam uma comunicação entre os planos empíricos e o plano dos encantados. Como afirma Renato Sztutman(1998, p. 124) sobre o sentido que a festa possui entre os Waiãpi, povo Tupi da região amazônica: “É a atividade ritual -a festa- a instância capaz de colocar em prática este processo de transformação, essa incessante necessidade de transpor o plano das relações empíricas à comunicação com outros planos”.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v11i2.6591



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.