Cabeçalho da página

Questão agrária no século XXI: os efeitos do agronegócio para as políticas de reforma agrária no Brasil e em Portugal

Caetano De Carli

Resumo

Este artigo debate os efeitos da transição do modelo industrial do agronegócio ao modelo financeiro do agronegócio nas políticas públicas de reforma agrária no Brasil e em Portugal. O objetivo é discorrer sobre a disputas de dois projetos desenvolvimentistas presentes no modelo agroindustrial de produção – de um lado, a reforma agrária e, de outro, o agronegócio –, e como esses dois projetos são modificados por essa nova etapa do capitalismo agrário global. Para isso, é utilizada uma abordagem histórica, tendo em vista os casos da questão agrária no sudeste do Pará, em Eldorado dos Carajás, e no sul de Portugal, no distrito de Beja. Para o caso brasileiro, utilizamos do método do caso alargado e entrevistas semiestruturadas; para o caso português, utilizamos de pesquisa documental e história oral. Aponto aqui como efeito dessa inserção do agronegócio nos dois países: a) uma política de contrarreforma agrária; b) controle do mercado de insumos, maquinários, sementes, rações e genética animal por empresas transnacionais; c) aumento no preço dos alimentos; d) estrangulamento da economia camponesa; e) desemprego rural; e f) desertificação rural.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v12i2.7359



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.