Interculturalidade e formação de lideranças indígenas na escola Dom Lourenço Zoller da comunidade Pedra Preta, em Raposa Serra do Sol
Resumo
Este artigo objetiva relacionar interculturalidade e formação de lideranças na Escola Dom Lourenzo Zoller e através da etnografia, realçar como essa formação foi sendo apropriada pela comunidade. O artigo está dividido em três partes. Na primeira, analisamos a Escola, desde sua criação aos anos 1990; na segunda, seu processo de ressignificação dos anos 1990 à atualidade e na terceira, relação entre educação escolar indígena e formação de lideranças. Concluímos que a escola vem utilizando a interculturalidade como alicerce na formação de lideranças e através do diálogo de saberes enfrenta as imposições da sociedade nacional, promovendo a defesa dos direitos indígenas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v13i2.7484
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |