Cabeçalho da página

Entre “malas” e “gatos velhos”: organização espacial/residencial e representações morais em uma pequena cidade da Amazônia brasileira

Wellington da Silva Conceição, Watilla Cirqueira Leite, Eva Pereira Régis

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada na pequena cidade de Tocantinópolis, Tocantins, a partir de uma investigação em dois bairros dessa cidade, os quais surgiram de políticas públicas de moradia popular. O objetivo deste artigo é discutir a relação entre a organização urbana da cidade de Tocantinópolis e a representação moral (por parte dos demais citadinos) em torno dos sujeitos que habitam os dois bairros periféricos que foram os locus da nossa pesquisa. As atuais representações sobre esses bairros e seus moradores – manifestada na fala dos outros habitantes da cidade, nos discursos dos representantes do poder público e nas notícias apresentadas pelos veículos de comunicação local – estão relacionadas a uma percepção “moralmente poluída” desses sujeitos: esses seriam criminosos (ou potenciais), poucos civilizados e dados a comportamentos promíscuos. No trabalho de campo realizado nesses bairros, observamos duas categorias, as quais revelavam representações estereotipadas dos seus moradores e que utilizaremos para nortear nossa reflexão: “mala” e “gato velho”. Explicitaremos os sentidos dessas categorias e seus usos e efeitos nas possíveis interações.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v12i2.8211



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.