Cabeçalho da página

Uma Cidade não tão no 'Meio do Mundo' assim … Paisagens e Identidades em Macapá/Amapá

Newan Acacio Oliveira de Souza

Resumo

Este trabalho tem com intuito problematizar as paisagens das cidades, em especial da cidade de Macapá/Amapá, a partir do que se denomina enquanto Arqueologia da Paisagem. Construída em uma interlocução entre Arqueologia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Artes Visuais tem como enfoque as diferentes formas de se representar as paisagens, suas nuances nas formações identitárias e seus mais diversos regimes de conversação. Assim, foram analisados canções, fotografias e o atual Plano Diretor Urbanístico da cidade buscando suas dissidências, (des) caminhos e poéticas que reverberam no acontecer citadino.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v13i1.8280



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.