Cabeçalho da página

Para além do comitê de ética em pesquisa: desafios e perspectivas do trabalho de campo de Bioantropologia na Amazônia brasileira frente à doença falciforme

Ariana Kelly Leandra Silva, Roseane Bittencourt Tavares Oliveira, Lígia Amaral Filgueiras, Laércio Moreira Cardoso-Júnior

Resumo

O artigo discute o trabalho do Bioantropólogo nos Cursos de Mestrado/Doutorado com concentração em Bioantropologia (UFPA), com o step by step da imersão em campo em um hemocentro de Belém/PA. Indicamos o métier da Bioantropologia como nova área da ciência antropológica e percursos éticos/bioéticos da pesquisa na área em questão. Realizamos revisão bibliográfica, entrevistas via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com pessoas com Doença Falciforme e observação participante. Resultados apontam a Bioantropologia como uma abertura na produção acadêmica atual. A análise bioantropológica é interdisciplinar nas ciências humanas e afins com o caráter bioético da pesquisa social no contexto amazônico.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v13i2.8791



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.