Cabeçalho da página

Mudanças nos Meios de Vida dos Ribeirinhos a Partir da Ressignificação Econômica do Açaí (Euterpe oleracea Mart.): um Estudo em Igarapé-Miri/Pa

suany machado da silva, Alair Ferreira de Freitas

Resumo

Este artigo retrata as transformações nos meios de vida de ribeirinhos de Igarapé-miri/PA, a partir da mercantilização do fruto de açaí. Esta pesquisa qualitativa partiu da incursão empírica no cotidiano dos ribeiros e se assentou na realização de entrevistas semi-estruturadas. Utilizou-se a abordagem dos meios de vida (livelihoods), elucidando elementos que compõe a reprodução social familiar. Como resultado percebeu-se que a alta demanda pelo fruto tem mudado a rotina e a forma como os ribeirinhos se relacionam com a natureza e com o fruto, garantido oportunidades de acesso a ativos que eram distantes da realidade local, mas também criando vulnerabilidades.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v13i1.9063



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.