Cabeçalho da página

As enfermidades do corpo e os males da alma: sobre o método terapêutico das benzedeiras em Belém do Pará

Ana Carolina da Silva Brito de Azevedo, Luís Fernando Cardoso e Cardoso

Resumo

A relação entre saúde e doença tem sido debatida nas mais diversas áreas das ciências humanas. Este trabalho, nesse caminho, objetiva apontar como ocorre a construção da cura no itinerário terapêutico de três benzedeiras em Belém do Pará. Neste estudo, realizaram-se pesquisa de campo e entrevistas não estruturadas. A análise dos dados mostrou que cada benzedeira faz uso de uma forma específica para levar os pacientes à cura. A primeira conta com a ajuda dos “encantados”, a segunda recorre às plantas medicinais, e a terceira associa benzeduras, “garrafadas” e orações do catolicismo popular. Os principais males que as benzedeiras tratam são: mau-olhado, criança com quebranto, “espinhela caída”, “grávidas com barriga arriada no pente”, infertilidade, entre outros. Diante disso, constata-se que a construção do itinerário terapêutico baseia-se nas representações sociais das doenças, da saúde e do processo de cura, que no universo sociocultural amazônico assumem formas particulares relacionadas ao contexto religioso e ambiental da região.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v14i1.9318



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.