A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO FRUTO DO PROCESSO DE REFORMA AGRÁRIA
Resumo
O objetivo do estudo consiste em abordar a importância e contribuições do ensino de Filosofia a educação no/do campo para o processo de formação de cidadãos. A escolha da escola para o desenvolvimento das observações se deve ao contexto de ameaça de fechamento de escolas em áreas rurais por parte do governo do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo-se preciso evidenciar a qualidade e a importância da educação do campo como forma de resistência na defesa da educação pública e de qualidade para todos e todas, especialmente o povo campesino. Para tanto são apresentadas as diversas concepções filosóficas presentes na História da Filosofia, a presença do ensino de filosofia na educação brasileira, a importância do seu ensino no Ensino Médio e sua contribuição à educação no/do campo. A hipótese levantada é de que o Ensino de Filosofia contribua para a formação de indivíduos emancipados indo ao encontro da proposta educacional da educação no/do campo, a qual tem por base as contribuições do educador brasileiro Paulo Freire e forte influência do processo pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). Os resultados encontrados permitem afirmar que o ensino de Filosofia, capacita os estudantes para o diálogo, o debate de ideias.
Texto completo:
PDFReferências
ARANHA, Maria Lúcia Arruda; Martins, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à
Filosofia. Livro Didático. São Paulo: Moderna, 2012, p.15.
BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei nº 6.840/2013. 2013. Disponível em:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1200428&filenam
e=PL+6840/2013
BARBOSA, Evandro. Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia. Pelotas: NEPFIL on
line, 2015.
BITTENCOURT, Renato Nunes. Pela Afirmação da Importância da Filosofia no Ensino Médio
Brasileiro. Revista Espaço Acadêmico. Maringá, n.171, p. 26-37, agosto, 2015. Disponível em
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28594/14965.
CAVALCANTE, Tatyana Murer; OLIVEIRA, Terezinha. Contribuições de Tomás de Aquino
para a educação: as virtudes cardeais e o bem comum. Seminário de Pesquisa do PPE, 2009,
Pelotas. Anais… Pelotas, Disponível em:
http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2009_2010/pdf/2009/12.pdf
CESAR, Renata Paiva. O ensino de Filosofia no Brasil. Revista Pandora Brasil. [S.L.], n. 38,
p. 1-11, 2012. Disponível em:
http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/renata/o_ensino_brasil.pdf
DUTRA, Jorge da Cunha; PINO, Mauro Augusto Burkert Del. Resgate Histórico do Ensino de
Filosofia nas Escolas Brasileiras: do século VXI ao século XXI. InterMeio: Revista do
Programa de Pós-Graduação em Educação. Campo Grande, v.16, n.31, p. 85-93, 2010.
Disponível em:
http://repositorio.furg.br/xmlui/bitstream/handle/1/1397/Resgate%20hist%C3%B3rico%20do
%20ensino%20de%20Filosofia%20nas%20escolas%20brasileiras.%20do%20seculo%20XVI
%20ao%20seculo%20XXI.pdf?sequence=1
ECCO, Idanir; NAGORO, Arnaldo. A Educação em Paulo Freire como Processo de
Humanização. XII Congresso Nacional de Educação: Educere, 2015, Curitiba. Anais…
Curitiba, p. 3524-3535, 2015. Disponível em
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18184_7792.pdf
FERRETI, Celso João; SILVA, Mônica Ribeiro da Reforma do Ensino Médio no Contexto da
Medida Provisória nº 746/2016: Estado, Currículo e Disputas por Hegemonia. Educ. Soc.,
Campinas, v. 38, nº. 139, p.385-404, abr.-jun., 2017.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia; saberes necessários à prática educativa. 57º ed. São
Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança; um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 23º
ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GALLO, S. A função da filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar. Revista Sul Americana
de Filosofia e Educação, n.2, mai./out. 2004. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/download/3919/3590/
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio.
Campinas: Papirus, 2012, p.28.
MELO, Maria Lúcia; RODRIGUES, Denise Simões. Gramsci e a Educação. I Joingg – Jornada
Internacional De Estudos E Pesquisas Em Antonio Gramsci Vii Joregg – Jornada Regional De
Estudos E Pesquisas Em Antonio Gramsci. Práxis, Formação Humana e a Luta por uma Nova
Hegemonia Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação, Anais... Fortaleza, 2016.
Disponível em: http://www.ggramsci.faced.ufc.br/wp-content/uploads/2017/06/GRAMSCI-EA-EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf
PAGNI, Pedro Angelo. A filosofia da educação Platônica: o desejo de sabedoria e a Paideia
Justa. Acervo Digital da Unesp. Objetos educacionais, 2010. Disponível em
https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/126?mode=full
PINHO, Romana Isabel Brázio Valente. O Ensino de Filosofia no Brasil: Considerações
Históricas e Político-legislativas. Revista Educação e Filosofia. Uberlândia, v.28, n.56, p. 757-
, 2014. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22472
PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora best Seller, 2020. Tradução Enrico Corvisieri.
RUBANO, D. R.; MOROZ, M. O conhecimento como ato da iluminação divina: Santo
Agostinho. In: ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica.
ed. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2001.
SANTOS, Joanita F. Almeida dos; KANBEN, Andréa. A Importância da Educação no Cenário
da Educação do Campo: Um Estudo de Revisão. Repositório Digital Institucional Universidade
Federal do Paraná. Paraná, 2015. Disponível em http://hdl.handle.net/1884/383994
SILVA, Cristian Fabrício dos Santos. A Contribuição do Ensino de Filosofia no Ensino Médio
Profissionalizante do IFPB. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) -
Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. Disponível em http://posgraduacao.uepb.edu.br/ppgfp/download/DISSERTACAO-CRISTIAN-FABRICIO-DOSSANTOS-SILVA.pdf
SERRA, Elpídio. SOBRINHO, Alaíde Paulino. A Proposta Pedagógica do MST e as Escolas
de Campo. Revista Boletim de Geografia. Departamento de Geografia da Universidade
Estadual de Maringá. Maringá, v.31, n2, p. 143-152, maio-ago, 2003.
SILVEIRA, Thiago Coelho. Ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma análise do Livro
Iniciação à Filosofia de Marilena Chauí. Caderno do PET Filosofia, [S. L.], v. 6, n. 11, p. 75-
, 2015. Disponível em https://revistas.ufpi.br/index.php/pet/article/view/3655
SILVEIRA, Renê José Trentin. Ensino de Filosofia de uma perspectiva históricoproblematizadora. Educação em Revista. Marília, v. 12, n.1, p. 139-154, 2011. Disponível em:
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1544
SOUZA, Mariana Rossetto; PEREIRA MELO, José Joaquim. A Educação em Santo
Agostinho: processo de interiorização na busca pelo conhecimento. IX Congresso Nacional de
Educação – EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba, Anais…, p.
-2468, 2009. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/1937_1302.pdf
SPONVILLE, André Comte. Dicionário de Filosofia. São Paulo, 2003.
TEIXEIRA, Miguel Henrique Benetti; WOLFF, Andrea Aníbia Ferreira; SOUZA, Débora
Martins de; OLIANI, Luiz Henrique. A Contribuição de Sócrates para o método de ensino
aprendizagem a distância. Revista Científica UNAR, Araras, v.11, n.2, p.43-52, 2015.
Disponível em http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol11_n2_2015/4-
A%20CONTRIBUI%C3%87%C3%83O%20DE%20S%C3%93CRATES%20PARA%20O%
M%C3%89TODO%20DE%20ENSINOAPRENDIZAGEM%20A%20DIST%C3%82NCIA.pdf
TOMÁS DE AQUINO. Sobre o ensino (de magistro) e os sete pecados capitais. Trad. Luiz Jean
Lauand. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VALEIRÃO, Kelin. Fundamentos da Educação. NEPFIL online: Série Dissertatio-Incipiens.
Pelotas, 2014. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/2019/02/3-fundamentos-daeducacao.pdf
ZANATTA, Regina Maria; SETOGUTI, Ruth Izumi. Filosofia da Educação no Brasil: Raízes
Históricas. VIII Congresso Nacional de Educação: Educere. Curitiba, Anais..., p. 3445-3458,
Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8687_6486.pdf
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v2i3.11496
Apontamentos
- Não há apontamentos.