REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA

A FORMAÇÃO DO CIENTISTA NORMAL COMO UMA INICIAÇÃO DOGMÁTICA A UMA TRADIÇÃO PARADIGMÁTICA SEGUNDO KUHN

Gleyce Kelly da Luz Albuquerque

Resumo

Neste artigo, meu objetivo é analisar de que maneira o cientista, no âmbito das Ciências Naturais, é educado para assimilar, aplicar e articular um determinado paradigma na solução dos problemas de ciência normal, sem colocá-lo (o paradigma) criticamente em questão, assim qualquer erro que venha a ocorrer na pesquisa é atribuído ao cientista e não ao paradigma. Pretendo também, mostrar que o caráter dogmático do paradigma não permite que o cientista desenvolva pesquisas visando novas descobertas que não se enquadrem nos parâmetros ditados pelo mesmo, tal atitude exige total aceitação e comprometimento da comunidade científica para com o paradigma aceito, gerando assim, uma espécie de profissão de fé na capacidade do paradigma em resolver os quebra-cabeças que se apresentam na prática da ciência normal.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Francismary. Historiografia da Revolução Científica: Alexandre Koyré, Thomas Kuhn e Steven Shapin. Belo Horizonte, 2010.

KUHN , Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 2013.

_______. A Função do Paradigma na Investigação Científica. Curitiba, 2012.

_______. On Learning Physics, in Thomas Kuhn and science education. Science & education, Pittsburgh, Pensilvânia, n.9: p.11-19, January, 2000.

MOURA, Mauricio. A educação científica baseada em paradigmas: uma investigação sobre a filosofia Kuhniana. Salvador, 2008.

PORTOCARRERO, V., org. Filosofia, História e Sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v1i1.11577

Apontamentos

  • Não há apontamentos.