REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA

O PODER SOBERANO EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Marco Antônio Correa Bezerra

Resumo

A questão fundamental dessa investigação será mostrar quais bases sustentam a ideia do poder soberano no interior do chamado Estado Moderno e como nele se manifesta a relação com seus membros. Para alcançar esse objetivo pretendemos inicialmente mostrar a busca destas bases que o pensamento de Jean-Jacques Rousseau persegue desde o Discurso sobre as ciências e as artes (1749), passando pelo Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens (1755) até alcançar sua formulação mais completa em Do Contrato Social (1762), considerado o estudo mais influente da vida intelectual do autor. Nesta última obra, a legitimidade do comportamento se torna necessária para organizar os integrantes da sociedade, tornando coeso o corpo político. Para isso, os cidadãos se submetem a uma lei inviolável, a qual será validada pelos próprios membros do Estado. Portanto, delegam seu poder particular em direção à vontade geral, sendo cada homem considerado parte do poder soberano do Estado.


Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. A política. Tradução Mario da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.

CASSIRER, Ernst. A questão de Jean- Jacques Rousseau. In: QUIRINO, Célia Galvão; SOUZA, Maria Teresa Sadek R. de. O pensamento político clássico: Maquiavel, Locke, Montesquieu, Rousseau. São Paulo: T. A. Queiroz, 1980.

COROA, Pedro Paulo. Rousseau ortodoxo. Kínesis, Marília, São Paulo – SP, v. V, n. 09, pp. 134-140, 2013.

DENT, N.J.H. Dicionário Rousseau. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria e poder de um Estado e eclesiástico e civil. São Paulo, Abril Cultural, 1974. (Col. Os Pensadores)

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 201-315. (Col. Os Pensadores).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 321-333. (Col. Os Pensadores).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 1-145. (Col. Os Pensadores).

ROSA, Marlene de Fátima. A concepção de legitimidade do poder em Rousseau. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2014.

STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: A transparência e o obstáculo; seguido de setes ensaios sobre Rousseau/Jean Starobinki; Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v1i1.11579

Apontamentos

  • Não há apontamentos.