REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA

“A ONDA”: UMA ANÁLISE FÍLMICA SOBRE AS FORMAS DE PODER E A EDUCAÇÃO

Pamela Cristina Ribeiro da Silva, Parsifal André da Silva

Resumo

O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, tem como finalidade demonstrar o cinema como choque da realidade e como uma ferramenta filosófica, e não apenas como entretenimento, possibilitando a contribuição não linguística para o pensamento em detrimento à realidade. Por conseguinte, analisando as formas de poderes no âmbito social e escolar em uma relação de microfísica do poder difundida no processo educacional. Além de ressaltar a ambiguidade do papel da educação, onde a mesma pode ser ao mesmo tempo libertadora e propagadora de ideologias, no olhar acrítico sobre sua realidade social e de alienação durante o processo de formação do sujeito.


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Editora 34, 1997 (2° edição brasileira).

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11ª ed., Rio de Janeiro: Graal, 1997.

GUIMARÃES, Joana Regina Dutra; HEIJMANS, Rosemary Dore. “Analise do filme ‘A Onda’”. Projeto “Tecnologias da informação: Cinema e educação”. Universidade Federal de Minas Gerais, MG. Setembro de 2013.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo, SP: Boitempo, 2013.

ONDA, A. Direção: Dennis Gansel. Produzido por: Anita Schneider, Christian Becker e Nina Maag. Alemanha. 107 minutos. Som, cor. 2008.

PARANHOS, Flavio. O filósofo de Brooklyn. Disponível em: http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/21/artigo77283-2.asp. Acessado em: 09 de agosto de 2016.

SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de escrever. Tradução, organização, prefacio e notas de Pedro Süssekind. Porto Alegre: L&PM, 2005. .

UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM. Doutrinando a juventude. Disponível em: http://pt.slideshare.net/itqturma201/como-colocar-as-referncias-segundo-a-abnt. Acesso em: 08 de agosto de 2016.

TEIXEIRA, Anísio. Filosofia e educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.32, n.75, jul./set. p.14-27, 1959.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v1i1.11582

Apontamentos

  • Não há apontamentos.