REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA

Hipocrisia Cínica Ou Cinismo Hipócrita? A coragem da mentira e as estratégias de manipulação política na contemporaneidade

Gustavo Costa

Resumo

Este artigo visa a matizar alguns aspectos relativos às noções de cinismo e
hipocrisia que habitam a esfera da ética, buscando elementos para uma análise do cenário político contemporâneo, marcado, dentre outros aspectos, por um recrudescimento das pautas conservadoras e pela ascensão dos partidos de direita ultraconservadora. Tal análise sugere uma aproximação entre elementos próprios ao cinismo e as formas políticas de manipulação e engano, confluindo para discursos que, embora se mostrem factualmente inverossímeis, e portanto, diretamente conflitantes com a referência inercialmente constituída pela tradição e comumente denominado verdade, ainda assim, pautam-se pela franqueza no modo de transmissão. A ascensão desse tipo de discurso na política contemporânea enseja um retorno aos gregos no sentido de indicar, por um lado, sua aproximação com as condutas éticas da cólera e da lisonja, e por outro, sua falha estratégica ao perder de vista o momento oportuno em que o cinismo deve ceder lugar à hipocrisia.


Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA Jr., Paulo Nogueira. Declínio da hegemonia americana e ascensão chinesa. Disponível em: http://waltersorrentino.com.br/2020/05/20/declinio-da-hegemoniaamericana-e-ascensao-chinesa-por-paulo-nogueira-batista-jr/. Atualização: 20 de maio de 2020.

______. O fim da hipocrisia. Jornal O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/opiniao/o-fim-da-hipocrisia-21073872. Atualização: 17 de março de 2017.

CARVALHO, Ruy de. “Caquistocracia plutocrática: crítica, misologia e o fim da sexta república”. Revista Lampejo, v. 9, n. 2, 2021, p. 6-26.

CHAMAYOU. Grégoire. A sociedade ingovernável. Trad. Letícia Mei. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

COSTA, Gustavo B. do N. Hipocrisia como criação de si. Arte do engano, arte do ator. Campinas: Phi, 2016.

______. “A criação de si entre a parrêsía e a hipocrisia: etopoiética do cuidado de si”. Kriterion 58 (137), 2017, p. 351-71.

DERRIDA, Jacques. “História da mentira – prolegômenos”. Revista Estudos Avançados, v.10, n. 27. Trad. Jean Briant. São Paulo: EDUSP, 1996, p.7-39.

DETIENNE, Marcel; VERNANT, Jean-Pierre. Métis: as astúcias da inteligência. Trad. Filomena Hirata. São Paulo: Odysseus, 2008.

ECO, Umberto. Entre a mentira e a ironia. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2006.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. O governo de si e dos outros. Cursos no Collège de France (1982-1983). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. Hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio A. da Fonseca; Salma T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GICACOIA, Jr. Oswaldo. “A mentira e as figuras da ilusão”. In: MARQUES, José O.de A. (org.). Verdades e mentiras: trinta ensaios em torno da filosofia de Jean-Jacques Rousseau. Editora UNIJUÍ, 2005.

KOYRÉ, Alexandre. Reflexões sobre a mentira. Trad. Vera Pinto. Lisboa: Frenesei, 1996.

LIICEANU, Gabriel. Da mentira. Trad. E. M. D. Fonseca. Campinas: Vide Editorial, 2014.

NIETZSCHE, Friedrich W. Aurora (M/A). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

______. Crepúsculo dos ídolos (GD/CI). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

______. Sämtliche Werke: Kritische Studienausgabe (KSA). Orgs. G. Colli e M. Montinari. Berlim; Munique; Nova York: Walter de Gruyter/DTV, 1999. 15 v.

PALMA, Jorge Luiz Pennafort. As (des) Razões da irracionalidade: uma análise conceitual do autoengano, da consciência inconsciente e de outros paradoxos do discurso psicanalítico.. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília. Brasília: 2010. 183f.

PLUTARCO. Como tirar proveito de seus inimigos; Da maneira de distinguir o bajulador do amigo. Trad. Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SANTANA, E. Produção de sentido no discurso de informação: as estratégias discursivas da grande imprensa na cobertura das eleições 2014. Dissertação (Mestrado em Análise do Discurso) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: 2016. 138 f.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v4i7.12844

Apontamentos

  • Não há apontamentos.