Filosofia: uma escolha de vida? Hadot, Foucault e a “filosofia como modo de vida” como prática de dissidência e experimentação
Resumo
Nas últimas décadas do século passado Pierre Hadot e Michel Foucault
revolucionaram a história da filosofia ao, nos seus Exercices spirituels et philosophie antique e L’herméneutique du sujet, respectivamente, colocarem um imperativo ético nas origens do pensamento filosófico ocidental e firmarem que, nessa altura, a filosofia era essencialmente uma “escolha de vida” ou “modo de vida”, no caso do primeiro, e um “cuidado de si”, na expressão do último. Uma vez que ambos os autores contrastam a orientação e função originais da filosofia com a sua forma contemporânea, as suas análises têm, para além da sua clara relevância históricofilosófica, um forte potencial de crítica contra a prática académica e institucionalizada da filosofia actual. Tomando a ideia da filosofia como modo de vida como forma de dissidência contra a filosofia universitária contemporânea, e como forma de experimentação com uma compreensão e prática alternativas da filosofia, este ensaio delineia as principais características do modelo da filosofia como modo de vida no seu contraste com a prática académica conteporânea e defende a relevância do modelo para uma eventual restruturação da filosofia profissionalizada perante a actual crise nas humanidades e desafios sociais, culturais e ambientais inéditos.
Texto completo:
PDFReferências
BANICKI, Konrad. Therapeutic Arguments, Spiritual Exercises, or the Care of the Self: Martha Nussbaum, Pierre Hadot and Michel Foucault on Ancient Philosophy. In: Ethical Perspectives, 22(4), 2015, pp. 601-634.
CHASE, Michael. Observations on Pierre Hadot’s Conception of Philosophy as a Way of Life. In: CHASE, M.; CLARK, S.; MCGHEE, M. (eds.). Philosophy as a Way of Life, Ancients and Moderns: Essays in Honor of Pierre Hadot. Chichester: Blackwell, 2013, pp. 262-286.
COOPER, John. Pursuits of Wisdom. Six Ways of Life in Ancient Philosophy from Socrates to Plotinus. Princeton/Oxford: Princeton University Press, 2012.
FAUSTINO, Marta. Nietzsche and the Art of Forming His Readers: The 1886 Prefaces. In: BÉLANDO, M.; DENAT, C.; PIAZZESI, C.; WOTLING, P. (eds.). Nietzsche On Making Sense of Nietzsche/Comprendre Nietzsche selon Nietzsche. Reims: ÉPURE, 2021, pp. 249-264.
FAUSTINO, Marta; KRAMER, Eli. Reconstructing Professional Philosophy: Lessons from Philosophy as a Way of Life in Times of Crises. In: Revista Portuguesa de Filosofia, vol. 77, n. 2-3, 2021, pp. 513-546.
FLYNN, Thomas. Philosophy as a way of life: Foucault and Hadot. In: Philosophy and Social Criticism, 31, 2005, pp. 609-622.
FOUCAULT, Michel. Technologies of the Self. In: P. Rabinow (ed.). Essential Works of Foucault 1954-1984. Volume 1: Ethics. London, Penguin Books, 2000a, pp. 223-251.
FOUCAULT, Michel. On the Genealogy of Ethics: An Overview of Work in Progress. In: P. Rabinow (ed.). Essential Works of Foucault 1954-1984. Volume 1: Ethics. London: Penguin Books, 2000b, pp. 253-280.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Curso dado no Collège de France (1981-1982). Tradução: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
HADOT, Pierre. Qu’est-ce que la philosophie antique ? Paris: Gallimard, 1995a.
HADOT, Pierre. Philosophy as a Way of Life. Ed. Arnold I. Davidson. Tradução: Michael Chase. Malden: Blackwell, 1995b.
HADOT, Pierre. La philosophie comme manière de vivre. Entretiens avec Jeannie Carlier et Arnold I. Davidson. Paris: Albin Michel, 2001.
HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. Tradução: Flavio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. São Paulo: É Realizações, 2014.
IFTODE, Cristian. Foucault’s idea of philosophy as “Care of the Self”: Critical assessment and conflicting metaphilosophical views. In: Procedia – Social and Behavioral Sciences, vol. 71, 2013, pp. 76-85.
MILLER, James. The Prophet and the Dandy: Philosophy as a Way of Life in Nietzsche and Foucault. In: Social Research, vol. 65, n. 4, 1998, pp. 871-896.
NEHAMAS, Alexander. The Art of Living: Socratic Reflections from Plato to Foucault. Berkeley/Los Angeles/ London: University of California Press, 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. A filosofia na idade trágica dos gregos. Tradução: Maria Inês Madeira de Andrade. Lisboa: Edições 70, 1995.
NIETZSCHE, Friedrich. Kritische Studienausgabe (KSA). ed. G. Colli/M. Montinari. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 1999.
NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer como educador. Tradução: Clademir Luís Araldi. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
NUSSBAUM, Martha. The Therapy of Desire. Theory and Practice in Hellenistic Ethics, Princeton/New Jersey: Princeton University Press, 1994.
SELLARS, John. The Art of Living: The Stoics on the Nature and Function of Philosophy. London/New York: Bloomsbury, 2009.
SELLARS, John. What is Philosophy as a Way of Life?, in: parrhesia, 28, 2017, pp. 40-56.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v4i7.12846
Apontamentos
- Não há apontamentos.