Cadernos CEPEC

Avaliação dos impactos do Programa de Aquisição de Alimentos Leite pela Vida no Norte de Minas Gerais

Anderson Cavalcante, Bernardo Campolina, Altivo Cunha, Anne Resende

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o Programa Leite pela Vida, no Norte de Minas Gerais. Incluído como parte no Programa de Aquisição de Alimentos do governo Federal, o PAA-Leite tem, por um lado, a preocupação em garantir uma maior segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade e, por outro, uma preocupação em articular as questões de segurança alimentar com uma política voltada para o fortalecimento de agricultores familiares. A avaliação se concentra em três frentes: análise do perfil dos beneficiados, do impacto da política de preços praticados sobre o fornecimento de leite e avaliação da relevância dos laticínios para o programa. Os resultados indicam a significativa importância do PAA-Leite para a região, incluindo boa focalização em pequenos produtores, uso diversificado da terra e importância da assistência técnica, além de efeitos sobre produtividade, que posicionam o programa como importante instrumento na assistência ao desenvolvimento da região.


Palavras-chave

Avaliação, PAA-Leite, Norte de Minas Gerais


Texto completo:

PDF

Referências


AGAPTO et al. Aquisição de alimentos (PAA) em Campina do Monte Alegre, Estado de São Paulo, a partir da percepção dos agricultores. Informações Econômicas, v. 42, n. 2, p. 13–21, 2012.

ARAÚJO, R. M. D. Programa de Aquisição de Alimentos (2003-2010): avaliação da implementação pela CONAB no Rio Grande do Norte. 336 f. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2012.

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. PAA: 10 anos de aquisição de alimentos. -- Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2014.

DELGADO, G. C.; CONCEIÇÃO, J. C. P. R.; OLIVEIRA, J. J. Avaliação do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA). Brasília: IPEA, Texto Para Discussão, n. 1145, dezembro de 2005.

DENNING, P.D.; GRAFF, S. L.; HEATHER, W. Laws to require purchase of locally grown food and constitutional limits on state and local government: Suggestions for policymakers and advocates. Journal of Agriculture, Food Systems, and Community Development 1(1) pp. 139-148.

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS RURAIS. O Programa de Aquisição de Alimentos e sua relação com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a Política de Comercialização Agrícola no Brasil, entre 2003-07.Uma Avaliação. Curitiba, 2008.

FAO - FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. Smallholder integration in changing food markets.FAO, 2013.

GRISA, C.; PORTO, S. I. Dez anos de PAA: As contribuições e os desafios para o desenvolvimento rural. In Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil / Organizadores Catia Grisa [e] Sergio Schneider. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

GUILHOTO, J. J. M. Análise de Insumo-Produto: Teoria e Fundamentos. Unpublished: MPRA_paper_32566, 2011. Disponível em: http://mpra.ub.unimuenchen.de/32566/2/MPRA_paper_32566.pdf. Acesso em: 10/01/2018.

MORGAN K.; SONNINO R. The School Food Revolution: Public Food and the Challenge of Sustainable Development. London: Earthscan, 2008.MARTINS, A.P.B.; MONTEIRO, C.A. Impact of the Bolsa Familia program on food availability of low-income Brazilian families: a quasi experimental study. BMC Public Health, 16(1): 827, 2016.

SAGI/MDS. Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos modalidade leite (PAA-leite) e das famílias dos beneficiários consumidores do leite. Sumário Executivo. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília, novembro de 2011.

SANCHEZ, A.; VELOSO, N.; RAMÍREZ, A. Agricultura familiar y compras públicas: Innovaciones en la agenda de la seguridad alimentaria y nutricional. In: SALCEDO, S.; GUZMÁN, L. Agricultura familiar en América Latina y el Caribe: recomendaciones de política. FAO, p. 349 369, 2014.

SANTOS, A.R. et al. Agricultura familiar e Segurança Alimentar e Nutricional: Análises dos resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA doação simultânea) nos Estados da Bahia e Minas Gerais. Cadernos de Gestão Social, v. 3, n. 1, p. 9–24, 2012.

SECRETARIA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos modalidade leite (PAA-leite) e das famílias dos beneficiários consumidores do leite. Brasília, 2011.

SILVA, J.; DEL GROSSI, M. E.; FRANÇA, C. G. D. Fome Zero: A experiência brasileira. Brasília: MDA, 2010.

SOARES, A. Avaliação Qualitativa do PAA-Leite. In: VAITSMAN, JENI; PAES-SOUSA, RÔMULO (Org.). Avaliação de Políticas e Programas do MDS - Resultados. Volume 1 – ed. Brasília / DF: Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, p. 109–142, 2007.

VIEIRA, D. D. F. A. Influência do Programa de Aquisição de Alimentos na comercialização dos produtos da agricultura familiar: o caso do município de Paracatu em Minas Gerais. 162 f. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2008.

WOOLDRIDGE, J. M. Introdução à Econometria: uma Abordagem Moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v12i2.15187

Apontamentos

  • Não há apontamentos.