A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS: A UFPA COMO MODELO DE ANÁLISE DOS CICLOS GOVERNAMENTAIS
Resumo
Diante da conjuntura recente, este artigo busca problematizar a relação entre projeto de nação e universalização da educação superior, ponto central da análise desenvolvida pelo professor Florestan Fernandes, enquanto cientista social. Assim busca-se desenvolver essa questão analisando o padrão de inclusão e permanência no ensino superior pós-constituição federal de 1988, através da avaliação dos níveis de investimento no ensino superior, tendo no caso específico da Universidade Federal do Pará um estudo de caso modelo. Realiza-se para tanto, comparativo entre os ciclos governamentais FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, estabelecendo um indicador comparativo entre os oito ciclos governamentais do período de análise, através do Indicador de Ensino Superior (IES).
Palavras-chave
Educação Superior; Neoliberalismo; Orçamento Público; Universidade Federal do Pará.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v13i2.17194
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