Cadernos CEPEC

EVOLUÇÃO DO SISTEMA AGRÁRIO DO MARAJÓ: UMA PERSPECTIVA SOCIOHISTÓRICA

Armando Lirio de Souza

Resumo

Trata-se da caracterização da evolução do sistema agrário da região do Marajó no estado do Pará, cuja abrangência corresponde a 16 municípios e uma área de 104.140 Km2, com aproximadamente 500 mil habitantes. Identificou-se 4 sistemas agrários: O Sistema Agrário Indígena (3.500 A.c até aproximadamente 1498 A.D); O Sistema Agrário Colonial (1498 – 1823); O Sistema Agrário da Economia da Borracha (1824-1950); O Sistema Agrário Contemporâneo (1950- até os dias atuais). O significado do arquipélago do Marajó, para o processo histórico de formação da sociedade amazônica, deve-se a sua posição de destaque na foz do rio Amazonas no caminho de acesso as minas de metais preciosos do Peru. Várias expedições européias, desde o século XIV, mantiveram contato com as manifestações sócio-culturais de grupos indígenas que ocupavam o Marajó, destaca-se a sociedade marajoara. A fundação da cidade de Belém, em 1616, promove a efetivação da ocupação portuguesa e implica a conformação de uma nova sociedade que transformará a região do Marajó em um local fornecedor de alimentos para a população citadina. Além dos conflitos com as sociedades indígenas, houve a introdução de atividades produtivas ligadas à criação pastoril, agricultura de caráter comercial e a exploração intensiva das drogas do sertão. Em síntese, ao longo dos últimos três séculos ocorreram várias transformações na dinâmica econômica e social da região do Marajó. Contudo, percebe-se que se mantém quase que intacta uma dinâmica própria de organização da agricultura de subsistência (sistemas agroextrativistas), além de formas de agricultura comercial, que resistem como um subsistema ao longo dos três últimos sistemas agrários identificados. O impacto ambiental e os conflitos fundiários que se estabeleceram conformaram a evolução de um sistema agrário que manteve certo grau de unidade entre as regiões de campo naturais e as regiões de floresta, no entanto, com exploração econômica e papéis diferenciados na construção do processo de acumulação e de articulação política com a sociedade regional e nacional. Podem ser evidenciadas como fato novo neste contexto histórico e geográfico da região do Marajó, as novas condições impostas pela legislação ambiental. Em tese, isso deveria alterar a apropriação e uso do território marajoara, pelo menos de parte significativa, com o estabelecimento de Reserva Extrativista (RESEX), Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), Estação Ecológica e Área de Quilombola. Isto provocou uma maior amplitude na complexidade da ocupação do território marajoara na fase contemporânea. À primeira vista, possivelmente a conformação de uma nova dinâmica de sistema agrário.


Palavras-chave

Sistema Agrário. Complexidade. Agroextrativismo. Desenvolvimento Rural.


Referências


ANGELO-MENEZES, Maria de Nazaré. Aspectos conceituais do sistema agrário do vale do Tocantins colonial. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília: DF, v. 17, n. 1, p.91-122, 2000.

ARRIGHI, Giovanni. O Longo Século XX. São Paulo: Contraponto; UNESP, 1996.

ARRUDA, Rinaldo. Populações tradicionais e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação. Revista Ambiente & Sociedade, n. 5, p. 79-93, 1999.

BATISTA, Luciana Marinho. Muito além dos seringais: elites, fortunas e hierarquia no Grão-Pará, c. 1850 – c. 1870. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. Disponível em www.ufrj.ppghs.br.

BEMERGUY, Ruth Lea. Cartografia Digital Aplicada à Integração dos Elementos Geomorfológicos da Ilha de Marajó. In anais do X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2002.

BRASIL. PRESIDENCIA DA REPUBLICA. Plano de Desenvolvimento territorial sustentável do arquipélago do Marajó. Brasília, 2006. Disponível em: www.casacivil.gov.br.

COELHO, Mauro Cezar. A civilização da Amazônia – Alexandre Rodrigues Ferreira e o Diretório dos Índios: a educação de indígenas e luso-brasileiros pela ótica do trabalho. Revista de História Regional, 5 (2), 2000, p. 149-174.

CUNHA, Euclides da. Amazônia - O paraíso perdido, Manuas: Editora da UFAM, 2003.

LIMA, A. M. M. et al. Ilha do Marajó: revisão histórica, hidroclimatológica, bacias hidrográficas e proposta de gestão. Holos Environment, v. 5, nº 1, 2005, p. 65-80.

LIMA, Eli Napoleão de. Extrativismo e produção de alimentos: Belém e o “núcleo subsidiário” do Marajó, 1850/1920. Revista Estudos Sociedade e Agricultura, n. 7, 1996, p.59-89.

LOUREIRO, Violeta R. et al. A questão fundiária na Amazônia. Revista Estudos Avançados da USP, n. 19 (54), p. 77-98, 2005.

LOPES, Otávio do Canto; SOUZA, Armando Lirio de; FERRAO, Euzalina da Silva. Ribeirinhos do Mapuá. In MOTA, Giovane et al. Caminhos e lugares da Amazônia: ciência, natureza e território. Belém: GAPTA/UFPA, 2009, p. 225-236.

MARIN, Elizabeth Rosa Acevedo. Agricultura no delta do rio Amazonas: colonos produtores de alimentos em Macapá no período colonial. Novos Cadernos NAEA, v, 8, n. 1, p. 73-114, 2005.

MARTINS, Sodero Paulo. Dinâmica evolutiva em roças de caboclos amazônicos. Revista Estudos Avançados da USP, n. 19 (53), p. 209-220, 2005.

MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas do mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP. Brasília, DF: NEAD, 2010.

NITSCH, Manfred. O futuro da Amazônia: questões críticas, cenários críticos. Revista Estudos Avançados da USP, n. 16 (46), p. 141-156, 2002.

POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

________A subsistência do homem e ensaios correlatos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

PORTO, Victor Hugo Fonseca. Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de método de identificação como estratégia para o delineamento de políticas públicas. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília: DF, v. 20, n. 1, p.97-121, 2003.

SCHAAN, Denise Pahl. A linguagem iconográfica da cerâmica marajoara. Dissertação de mestrado. PUC-RS, 1999. Disponível em: www.marajoara.com.br.

________. De tesos e igaçabas, de índios e portugueses: arqueologia e história da Ilha de Marajó, 2002. Disponível em: www.marajoara.com.br.

________. O povo das águas e sua expansão territorial: uma abordagem regional de sociedades pré-coloniais da Ilha de Marajó. Revista de Arqueologia, n. 17, p. 13-32, 2004.

SOUZA, Armando Lirio de; LOPES, Otávio do Canto. Comunidades Agroextrativistas do Rio Mapuá, Breves-PA: diagnóstico socioeconômico. Belém: FADESP, 2002 (Digitalizado).

WALLERSTEIN, Immanuel. Capitalismo histórico & civilização capitalista. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v3i1-6.6835

Apontamentos

  • Não há apontamentos.