O Arranjo Produtivo da Mandioca e Análise da Sazonalidade de Preços da Farinha no estado do Pará
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a organização do arranjo produtivo local (APL) da mandioca no estado do Pará, assim como a sazonalidade dos preços da farinha no atacado. A metodologia empregada foi através do levantamento bibliográfico para o Arranjo e de dados secundários acerca da produção da mandioca e preços no atacado para o cálculo da sazonalidade. O resultado mostrou que inexiste arranjo produtivo da mandioca no Pará, dado a ausência de políticas públicas para este APL, de modo a evoluir e se tornar uma cadeia produtiva, isto decorre pela falta de pesquisa direcionada a tecnologia e assistência técnica. Quanto à sazonalidade dos preços da farinha revelaram que o movimento ciclo do preço do produto demora em média dois anos para se completar, portanto as estratégias de médio a longo prazo com relação a mandioca, envolvendo o planejamento de novos plantios, racionalidade na produção, melhoramento e novas cultivares devem observar para este comportamento.
Palavras-chave
Mandioca, Farinha, Arranjo Produtivo, Sazonalidade, Pará.
Referências
ALVES, Raimundo Nonato Brabo; MODESTO JUNIOR, Moisés de Souza; ALVES, Admar Bezerra. Análise de Indicadores Financeiros de Agroindústrias de Mandioca: Estudo de Casos no Nordeste do Pará. In: Congresso Brasileiro de Mandioca, 14.; Feira Brasileira da Mandioca 1. Mandioca: Fonte de Alimento e Energia. Maceió: 2011.
ALVES, Raimundo Nonato Brabo; CARDOSO, Carlos E. L. Sistema e Custos de Produção de Mandioca Desenvolvidos por Pequenos Agricultores Familiares do Município de Moju – PA. Comunicado Técnico 210. Belém: Embrapa Oriental, 2008.
CONAB/MAPA. Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados 28.06.2011. Disponível em:
DÜRR, Jochen. A Comercialização de produtos da produção familiar rural: O caso de Cametá. Belém: NAEA/UFPA, 2002.
ESPM/SEBRAE. Estudo de mercado sobre a mandioca (farinha e fécula). Estudos de mercados. Disponível:< HTTP://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds>. Acesso: 21/03/2012.
FADEL, A. D. Álcool de mandioca? Por quê? – Comparativos entre a produção do álcool de mandioca e da cana-de-açúcar. Revista da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca, n. 14, abr. – jun. 2006. Disponível em: < http://www.abam.com.br/revista/revista14/alcool.php >. Acesso em: 25.07. 2012.
FAO. http://faostat.fao.org/site/339/default.aspx. Acesso: 15.03.2012
FONSECA, J. S.; MARTINS, G. de A.; TOLEDO, G. L. Estatística aplicada. São Paulo, Atlas, 1995.
IBGE. Instituto de Geografia e Estatística. http://www.sidra.ibge.gov.br Acesso 15.03.2012.
HOMMA, A. K. O.; SANTOS, A. I. M. Análise da estacionalidade de preços de produtos agropecuários nos Estados do Acre, Amazonas e Pará. Belém: EMBRAPA/CPATU, 1980. 79 p. (Circular Técnica, 7).
REBELLO, F. K.; REALLE FILHO, H. B.; FIGUEIREDO, R. N. C. Diagnóstico e perspectiva econômica da cadeia produtiva do coco-da-baía no Estado do Pará. In: O meio amazônico em desenvolvimento: exemplos de alternativa econômica. Belém: Banco da Amazônia, Gerin, 2003.
SANTANA, A. C. de; RODRIGUES JÚNIOR, H. Análise da sazonalidade de preços de frutas comercializadas na CEASA de Belém, no período de 1990 a 1998. Movendo idéias. Belém: UNAMA, v. 5, n. 8, p. 22-34. Dez. 2000.
SANTANA, A. C. de. Análise de preços agrícolas. Cadernos Sócio-Econômicos, v. 2, n. 2, p. 1-20, ab./jun. 1996.
SILVA, S.C. Sazonalidade e fontes de crescimento da pimenta do reino no estado do Pará: 1992-2011. (Monografia do Curso de Ciências Economicas: Belém, UFPA. 2013, f.59.)
SOUZA, L.; FIALHO, J.F.; A cultura da mandioca. EMBRAPA Mandioca e Fruticultura Sistemas de Produção, 8, jan./2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v3i1-6.6838
Apontamentos
- Não há apontamentos.