Cadernos CEPEC

O Arranjo Produtivo da Mandioca e Análise da Sazonalidade de Preços da Farinha no estado do Pará

David Costa Correia Silva, Cassiano Figueiredo Ribeiro, Gisalda Carvalho Filgueiras, Clayton Douglas Chagas de Oliveira, Edson da Silva Silva

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a organização do arranjo produtivo local (APL) da mandioca no estado do Pará, assim como a sazonalidade dos preços da farinha no atacado. A metodologia empregada foi através do levantamento bibliográfico para o Arranjo e de dados secundários acerca da produção da mandioca e preços no atacado para o cálculo da sazonalidade. O resultado mostrou que inexiste arranjo produtivo da mandioca no Pará, dado a ausência de políticas públicas para este APL, de modo a evoluir e se tornar uma cadeia produtiva, isto decorre pela falta de pesquisa direcionada a tecnologia e assistência técnica. Quanto à sazonalidade dos preços da farinha revelaram que o movimento ciclo do preço do produto demora em média dois anos para se completar, portanto as estratégias de médio a longo prazo com relação a mandioca, envolvendo o planejamento de novos plantios, racionalidade na produção, melhoramento e novas cultivares devem observar para este comportamento.


Palavras-chave

Mandioca, Farinha, Arranjo Produtivo, Sazonalidade, Pará.


Referências


ALVES, Raimundo Nonato Brabo; MODESTO JUNIOR, Moisés de Souza; ALVES, Admar Bezerra. Análise de Indicadores Financeiros de Agroindústrias de Mandioca: Estudo de Casos no Nordeste do Pará. In: Congresso Brasileiro de Mandioca, 14.; Feira Brasileira da Mandioca 1. Mandioca: Fonte de Alimento e Energia. Maceió: 2011.

ALVES, Raimundo Nonato Brabo; CARDOSO, Carlos E. L. Sistema e Custos de Produção de Mandioca Desenvolvidos por Pequenos Agricultores Familiares do Município de Moju – PA. Comunicado Técnico 210. Belém: Embrapa Oriental, 2008.

CONAB/MAPA. Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados 28.06.2011. Disponível em:

DÜRR, Jochen. A Comercialização de produtos da produção familiar rural: O caso de Cametá. Belém: NAEA/UFPA, 2002.

ESPM/SEBRAE. Estudo de mercado sobre a mandioca (farinha e fécula). Estudos de mercados. Disponível:< HTTP://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds>. Acesso: 21/03/2012.

FADEL, A. D. Álcool de mandioca? Por quê? – Comparativos entre a produção do álcool de mandioca e da cana-de-açúcar. Revista da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca, n. 14, abr. – jun. 2006. Disponível em: < http://www.abam.com.br/revista/revista14/alcool.php >. Acesso em: 25.07. 2012.

FAO. http://faostat.fao.org/site/339/default.aspx. Acesso: 15.03.2012

FONSECA, J. S.; MARTINS, G. de A.; TOLEDO, G. L. Estatística aplicada. São Paulo, Atlas, 1995.

IBGE. Instituto de Geografia e Estatística. http://www.sidra.ibge.gov.br Acesso 15.03.2012.

HOMMA, A. K. O.; SANTOS, A. I. M. Análise da estacionalidade de preços de produtos agropecuários nos Estados do Acre, Amazonas e Pará. Belém: EMBRAPA/CPATU, 1980. 79 p. (Circular Técnica, 7).

REBELLO, F. K.; REALLE FILHO, H. B.; FIGUEIREDO, R. N. C. Diagnóstico e perspectiva econômica da cadeia produtiva do coco-da-baía no Estado do Pará. In: O meio amazônico em desenvolvimento: exemplos de alternativa econômica. Belém: Banco da Amazônia, Gerin, 2003.

SANTANA, A. C. de; RODRIGUES JÚNIOR, H. Análise da sazonalidade de preços de frutas comercializadas na CEASA de Belém, no período de 1990 a 1998. Movendo idéias. Belém: UNAMA, v. 5, n. 8, p. 22-34. Dez. 2000.

SANTANA, A. C. de. Análise de preços agrícolas. Cadernos Sócio-Econômicos, v. 2, n. 2, p. 1-20, ab./jun. 1996.

SILVA, S.C. Sazonalidade e fontes de crescimento da pimenta do reino no estado do Pará: 1992-2011. (Monografia do Curso de Ciências Economicas: Belém, UFPA. 2013, f.59.)

SOUZA, L.; FIALHO, J.F.; A cultura da mandioca. EMBRAPA Mandioca e Fruticultura Sistemas de Produção, 8, jan./2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v3i1-6.6838

Apontamentos

  • Não há apontamentos.