Cadernos CEPEC

O comércio exterior brasileiro e a questão regional: elementos da dinâmica econômica do estado do Pará nas duas últimas décadas

Nathalya Rocha, José Raimundo Barreto Trindade

Resumo

objetivo deste artigo foi o de analisar o comportamento da balança comercial brasileira no período 1995 a 2010, pelos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Pretendeu-se também relacionar a questão regional no avanço da balança comercial brasileira no período em questão, e de que forma o estado do Pará interfere nos indicadores da balança comercial e quais os impactos sobre a dinâmica local. Utilizou–se como variáveis dados de exportações, importações, balança comercial e Produto Interno Bruto (PIB). Os resultados apontaram que nos últimos anos, o Brasil tem percebido fatores que colaboraram em parte para a redução da vulnerabilidade externa, como a redução da dívida externa, o dinamismo do setor exportador, que colaborou para a entrada de divisas e o acúmulo de reservas internacionais, mas desde 1990 o país promoveu um amplo processo de liberalização e desregulamentação da economia nacional, expondo-a a competição internacional no bojo do processo de globalização econômica. No âmbito regional, as estratégias nacionais para promover o desenvolvimento regional conceberam ao estado do Pará projetos intensivos em capital baseados em um modelo de desenvolvimento desequilibrado, voltados à demanda do mercado internacional.


Palavras-chave

Importação, Exportação, Balança Comercial, Desenvolvimento Desequilibrado.


Texto completo:

PDF

Referências


BELLUZZO, L. G. e CARNEIRO, R. Globalização e Integração Perversa. In Política Econômica em Foco. Boletim Semestral do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica do Instituto de Economia. Instituto de Economia, Unicamp. Campinas. Nº.1, maio/agosto 2003

GONÇALVES, Reinaldo. Globalização financeira e inserção internacional do Brasil. Revista Brasileira de Política Internacional, Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, v. 39, n. 1, p.72-88, 1996;

GONÇALVES, Reinaldo, Globalização e Desnacionalização, Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1999.

GONÇALVES, Reinaldo. Economia Política Internacional: Fundamentos Teóricos e as Relações Internacionais do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005

IDESP. ESTADO DO PARÁ: (Di) Visões Territoriais Perspectivas Sociais, Econômicas, Financeiras e Ambientais. Belém, 2011.

IBGE, Contas Regionais do Brasil 2004-2008. Nov/2010.

LAVINAS, Lena et all. Desigualdades Regionais: Indicadores Socioeconômicos nos Anos 90. Rio de Janeiro: IPEA, fev 1997. (Texto para discussão, 460)

____________________. Do aviamento à globalização, facetas do (sub) desenvolvimento da economia paraense. Belém: ANPUR, Simpósio, 2007.

LIRA, Sérgio Roberto Bacury de; SILVA, Márcio Luiz Monteiro da.PINTO, Rosenira Siqueira. Desigualdade e heterogeneidade no desenvolvimento da Amazônia no século XXI. . Nova econ., 2009, vol.19, no.1, p.153-184

NASCIMENTO, E.R., Souza, A.F. de.Uma Breve Análise da Evolução do Balanço de Pagamentos no Brasil.

OLIVEIRA, Júlio César de. Análise do Crescimento Econômico e das Desigualdades Regionais no Brasil.

Taciane Graciele Fanck Kich, Daniel Arruda Coronel ,Kelmara Mendes Vieira. DETERMINANTES DA BALANÇA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: análise da influência das variáveis macroeconômicas no período de 1997 a 2009.1SP, v. 42, n. 4, jul./ago. 2012.

TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. TRINDADE, J. R. B. A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração A metamorfose do trabalho na Amazônia: para além da Mineração Rio do Norte Rio do Norte Rio do Norte . Belém: UFPA/NAEA, 2001. 171 p. . Belém: UFPA/NAEA, 2001. 171 p. . Belém: UFPA/NAEA, 2001. 171 p. . Belém: UFPA/NAEA, 2001. 171 p.. Belém: UFPA/NAEA, 2001. 171 p.. Belém: UFPA/NAEA, 2001. 171 p. . Belém: UFPA/NAEA, 2001. 171 p. . Belém: UFPA/NAEA, 2001. 171 p.

TRINDADE, J. R, OLIVEIRA, W. Especialização produtiva primária e meio ambiente em período recente na Amazônia. Novos Cadernos NAEA: v. 14, n. 2, p. 283-302, dez. 2011, ISSN 1516-6481.

Produto interno bruto dos municípios 2005-2009. (Contas nacionais, n. 36). Contas regionais do Brasil 2010. (Contas nacionais, n. 38). In: www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/.../0410597_06_cap_01.pdf, Acesso: março de 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v2i1-6.6852

Apontamentos

  • Não há apontamentos.