Cadernos CEPEC

CIDADES MÉDIAS NÃO METROPOLITANAS DO NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL, NO PERÍODO DE 1990 A 2013

Ana Cristina dos Santos Morais, William Eufrásio Nunes Pereira

Resumo

A pesquisa visa identificar a localização do emprego industrial nas cidades médias não metropolitanas das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, as quais tenham população entre 100 e 500 mil habitantes, no período de 1990 a 2013. A base de dados consta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), importante para a aplicação do Quociente de Localização (QL) nos 15 segmentos do setor industrial. O uso desse indicador (QL) mostra o grau de concentração relativa do segmento em cada uma das cidades em pauta. Além disso, a Matriz de Transição da Cadeia de Markov analisa as probabilidades de mudanças de estados nas variáveis analisadas. Os resultados mostraram aumentos nas quantidades de empregos nas cidades em pauta.

 

 


Palavras-chave

Emprego, Indústria, Cadeias de Markov, Nordeste.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, T. A.; SERRA, R. V.; (Org.). Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001.

CANO, W., BRANDÃO, C.A., MACIEL, C.S. e MACEDO, F.C. (Coord) - Economia Paulista: dinâmica socioeconômica entre 1980 e 2007. Ed. Átomo, Campinas, 2007 .

LIMA, Marcos C., Apontamentos para Definições Conceituais de Cidades Médias. Disponível em: http://www.centrocelsofurtado.org.br

PEREIRA, William E. N. Reestruturação do Setor Industrial e Transformação do Espaço Urbano de Campina Grande – PB a partir dos anos 1990. Tese de doutoramento em Ciências Sociais. CCHLA. UFRN, 2008.

REZENDE, A. C. de ; CAMPOLINA, B. ; PAIXÃO, A. N. Clusterização e localização da indústria de transformação no Brasil entre 1994 e 2009. In: XVIII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e XVII Encontro Regional de Economia, 2012, Fortaleza. Anais do XVII Encontro Regional de Economia, 2012.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira - 5. ed. - São Paulo: Edusp, 1994.

SOARES, F. A. ; SANTOS, Sandra Maria dos ; Freitas, Elton E. Especialização industrial e economia de escala: uma análise a partir das microrregiões brasileiras. In: XIII Encontro regional de Economia, 2008, Fortaleza. Fórum BNB de desenvolvimento. Fortaleza: BNB, 2008.

SPOSITO, M. Encarnação Beltrão. A divisão territorial do trabalho e as cidades médias no Estado de São Paulo. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente - SP, v. 26, p. 169-180, 2005.

STEINBERGER, Marilia; BRUNA, Gilda Collet. Cidades Médias: elos do urbano-regional e do público-privado. IN. Cidades Médias Brasileiras. Thompson Almeida Andrade e Rodrigo Valente Serra (organizadores). Rio de Janeiro, 2001




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v5i7-12.6906

Apontamentos

  • Não há apontamentos.