Cadernos CEPEC

ECONOMIA CRIATIVA, ECOLÓGICA E AGROECOLÓGICA NO CENTRO DA VIDA CAMPONESA NA AMAZÔNIA ESTUARINA

Gilson da Silva Costa, Hilaíres Lima Maciel, Lauro Sérgio Rodrigues da Silva, Leidiane de Cássia de Sousa Lima

Resumo

Neste artigo, buscou-se compreender as causas, efeitos e interações inerentes aos territórios e sistemas reprodutivos das populações ribeirinhas residentes nas Ilhas Cuxipiari, Pacui e Tem-Tudo no Baixo Tocantins, município de Cametá (PA) e Combú, Murucutu e Grande, na zona metropolitana de Belém (PA). Trata-se de abordagem quali-quantitativa de caráter explicativo. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica bem como levantamento ao longo de quinze anos (2000 a 2015), através da Observação Participante, aplicação de questionários semiestruturados e foto-documentação. O método geral utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético. Os resultados da pesquisa apontaram para a internalização de novas tecnologias entre camponeses, preocupados com a destinação final dos seus resíduos sólido através da introdução de novos conhecimentos e tecnologias ("matapi ecológico", feito de garrafas PET's,); uso de matérias primas oriundas do processo de descarte industrial (fibras sintéticas para confecção de paneiros); a confecção de "lembranças" para decorações e bolsas coloridas (reciclagem dos resíduos de açaí, buriti e papelão) e outros.

 


Palavras-chave

Populações ribeirinhas, resíduos sólidos, artesanato, horta orgânica, matapi ecológico.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. & MARZALL, K. Indicadores de sustentabilidade para agroecossistemas: estado da arte, limites e potencialidades de uma nova ferramenta para avaliar o desenvolvimento sustentável. Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília – DF, v. 17.n.1 p.41-59, jan/abr, 2000.

ALMEIDA, J. Agriculteurs de la deusieme chance: um regard sur lês (re) actions contestataires el la mouvance alternative dans I’agriculture du Brésil Meridional. Naterre, université de Paris X, tese de doutorado, 1993.

ALTIERI, M. Uma análise econômica da agricultura sustentável. In: Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre. Ed. Universidade/UFRGS, 1998.

BRÜSEKE, F. J. O problema do desenvolvimento sustentável. In: Clóvis Cavalcanti, Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo, Cortez Editora, 2001 p. 24-40.

CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. Alfa-Omega, São Paulo, 1982.

COSTA, F. de A. Prefácio. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia. Belém, UFPA/NAEA, 2006b.

COSTA, G. da S. A alta modernidade e a revolução socioambiental: Indivíduo e coletividade na reprodução sóciometabólica do desenvolvimento e da sustentabilidade na Amazônia. Belém, tese de doutorado, NAEA, 2009.

COSTA, G. da S. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia: Um estudo sobre a região das ilhas de Cametá, Pará-Brasil. Dissertação do Mestrado Internacional em Planejamento do Desenvolvimento-PLADES do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-NAEA/UFPA. Belém, 2003.

COSTA, G. da S. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia. Belém, UFPA/NAEA. 2006a.

COSTA, G. da S. Relatório Final. Estudo e construção de indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade para agroecossistemas e populações camponesas da região das ilhas de Belém – Pará – Brasil. Relatório Parcial, 2016.

COSTA, G. da S. Reprodução Social da População Camponesa na Região das Ilhas de Cametá. Monografia. Belém-PA, 2000.

DUFUMIER, M. Les projets de développement agricole – Manuel d´expertise. CTA-Karthala. Paris. 1996.

ENGELS, F. A dialética da natureza. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FOSTER, J.B. A Ecologia de Marx: materialismo e natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

GOMES, F.F; BATISTA, S.S.M. Cultura Cabocla Amazônica: saberes e organização sócio-produtiva dos moradores na Ilha do Cumbu/PA. VI jornada Internacional de Políticas Públicas - O desenvolvimento da crise capitalista e a atualização das lutas contra a exploração, a dominação e a humilhação. São Luís – Maranhão, 2013.

HOWKINS, John. Economia Criativa. Como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M Books, 2012.

LUHMANN, N. Ecological communication. Chicago: Universitário of Chicago Press, 1989.

MARX, K. Contribuição à crítica da Economia Política. São Paulo: Expressão Popular, 2ª Ed. 2007.

MARX, K. O capital: critica da economia política. livro I. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. 20ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

MERICO, L.F.K. Introdução à Economia Ecológica. Editora FURB, Blumenau - SC, 1996.

UNCTAD - Relatório de Economia Criativa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), 2010.

WOOD, D. & LENNÉ, J. Why Agrobiodiversity? In: WOOD, D.; LENNÉ, J. Agrobiodiversity: Characterization, Utilization and Management. New York: CABI Publishing, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v5i7-12.6907

Apontamentos

  • Não há apontamentos.