Cadernos CEPEC

Reestruturação econômica e dinâmica do mercado de trabalho dos grandes espaços urbanos brasileiros na década de 1990

Marconi Gomes da Silva

Resumo

Tem-se como propósito no presente trabalho estudar as transformações ocorridas no âmbito da economia e do mercado de trabalho dos Grandes Espaços Urbanos Brasileiros (GEURBs) ao longo da década de 1990. Aborda-se, a princípio, a reestruturação produtiva ocorrida na economia brasileira e, em seguida, estudam-se a dinâmica da estrutura econômica e as transformações ocorridas no mercado de trabalho dos espaços urbanos brasileiros na década de1990. Ahipótese central da pesquisa é que as medidas de política econômica adotadas promoveram a desconcentração da estrutura produtiva e, por conseguinte, das ocupações e dos rendimentos dos principais espaços urbanos comparativamente ao conjunto dos GEURBs – Regiões Metropolitanas, Regiões Integradas de Desenvolvimento e demais Capitais das Unidades Federativas. Além do aludido comportamento, conjectura-se que o mercado de trabalho apresentou uma trajetória de ampliação da precariedade preexistente – das ocupações e rendimentos -, embora considere-se que tal processo não se constituiu particularidade dos GEURBs.


Palavras-chave

Reestruturação produtiva, Dinâmica econômica, Mercado de Trabalho, Grandes Espaços Urbanos Brasileiros (GEURS), Ocupações, Rendimentos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

CARNEIRO, Ricardo. Desenvolvimento em crise: a economia brasileira no último quarto do século XX. São Paulo: Editora Unesp, Unicamp.ie, 2002.

CARVALHO, Rui de Quadros. Tecnologia e trabalho industrial: as implicações sociais da automação microeletrônia na indústria automobilística. Porto Alegre, 1987.

CHAVES, Luciano Athayde. Trabalho, tecnologia e ação sindical: a condição bancária no panorama da acumulação flexível. São Paulo: Annablume, 2005.

DRUCK, Maria da Graça. Terceirização: (des)fordizando a fábrica, um estudo do complexo petroquímico”. São Paulo: Boitempo Editorial , 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico. 1991 (Microdados).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico. 2000 (Microdados).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Disponível em http://www.sidra.ibge.gov.br. Acesso em abril de 2007.

LEITE, Márcia de Paula. O futuro do trabalho: novas tecnologias e subjetividade operária. São Paulo: Scritta, 1994.

LEITE, Márcia de Paula. Trabalho e sociedade em transformação. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2003.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Análise das Regiões Metropolitanas Brasileiras: identificação dos espalos metropolitanos e construção de tipologias. Brasil: Observatório, 2004.

SILVA, Francisca Tavares da. Reestruturação produtiva na Petrobras e a ação sindical do petroleiros no RN. 2005. 162 p. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais na UFRN. Natal: [s.n.], 2005.

TAUILE, José R. “Microeletrônica e automação: a nova fase da indústria automobilística brasileira”. Revista de Economia Política, 6(3):69-81, jul/set, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v6i7-12.7066

Apontamentos

  • Não há apontamentos.