Cadernos CEPEC

APRECIAÇÃO DO MECANISMO DE SUPEREXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO EM RUY MAURO MARINI

MARIA GORETI JUVENCIO SOBRINHO

Resumo

Em face das sucessivas ofensivas que a autocracia burguesa vem impondo ao trabalho no Brasil, como as reformas trabalhista e previdenciária, a fim de subtrair, ainda mais, da classe trabalhadora as suas condições mínimas de sobrevivência e transformá-las em fundo de acumulação do capital, é oportuna a retomada de algumas teses do cientista social brasileiro Ruy Mauro Marini (1932-1997. O presente artigo aborda especialmente o fundamento da economia dependente/subordinada e as implicações da globalização do capital sobre o trabalho, segundo Marini. Ao final do texto, sugere-se uma aproximação entre a tese desse autor sobre a extensão da superexploração da força de trabalho aos países centrais e a de I. Mészáros relativa à equalização, para baixo, das taxas diferenciais de exploração.


Palavras-chave

Superexploração da força de trabalho; Capital; Globalização


Texto completo:

PDF

Referências


COTRIM, I. Fernando Henrique Cardoso: capitalismo dependente e politicização. São Paulo: Porto de Idéias, 2015.

MARINI, R.M. La acumulación capitalista mundial y el subimperialismo, 1977. http://www.marini-escritos.unam.mx.

__________________. El ciclo del capital en la economía dependiente. In: Mercado y dependência. OSWALD, Ú. (Coord.), México: Nueva Imagen, 1979a, pp. 37-55. http://www.marini-escritos.unam.mx/058_ciclo_capital_dependiente.html

___________________. Plúsvalía extraordinaria y acumulación de capital. Cuadernos Políticos, número 20, México: D.F., editorial Era, abril-junio de 1979b, pp. 18-39, disponível: http://www.cuadernospoliticos.unam.mx/cuadernos/contenido/CP.20/CP20.4.RuyMauro.pdf.

___________________. América Latina: dependência e integração. São Paulo: Marco Zero, 1992.

___________________. Dialética da dependência. In: SADER, E. (org.) Dialética da dependência: uma antologia da obra de Ruy Mauro Marini. Petrópolis: Vozes, 2000a.

___________________. As razões do neodesenvolvimentismo (resposta a Fernando Henrique Cardoso e a José Serra). In: SADER, E. (org.) Dialética da dependência: uma antologia da obra de Ruy Mauro Marini. Petrópolis: Vozes, 2000b.

___________________. Processo e tendências da globalização capitalista. In: SADER, E. (org.) Dialética da dependência: uma antologia da obra de Ruy Mauro Marini. Petrópolis: Vozes, 2000c.

MÉSZÁROS, István. A necessidade do controle social. São Paulo: Ensaio, 1987.

_________________. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v6i7-12.7068

Apontamentos

  • Não há apontamentos.