Cadernos CEPEC

QUALIFICAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL E DE RELAÇÕES SOCIAIS

Mariza Felipe Mathis, Luciana Cristina Romeu Sousa, José Raimundo Barreto Trindade

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como a qualificação profissional modificou as relações de trabalho em um mercado de trabalho flexível, tendo como objeto de observação o mercado de trabalho brasileiro. Para isso, desenvolveu-se uma análise teórica, sobre trabalho simples e complexo, para assim construir o entendimento de qualificação, e histórica das mudanças no mundo do trabalho, considerando os efeitos da escolarização sobre a força de trabalho. Algumas conclusões foram – os trabalhadores com  grau de instrução mais elevado sofrem menos com as consequências da reestruturação produtiva, porém não estão seguros das mudanças provocadas por ela, prova-se, por meio da taxa de rotatividade, que as condições de trabalho dos trabalhadores com ensino superior completo (em média 20%), por exemplo, não são muito melhores comparativamente aos trabalhadores com menor nível de instrução (em média 40%); o mais perverso que os novos métodos produtivos provocaram para estes trabalhadores é a perda da identidade de classe trabalhadora com a queda na taxa de sindicalização, apenas 16,2% em 2014.


Palavras-chave

Trabalho. Flexibilidade. Qualificação. Mercado de trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. Trabalho e Precarização numa Ordem Neoliberal. A Cidadania Negada, Políticas e Exclusão na Educação e no Trabalho. Buenos Aires, 1a edição, p. 35-48. Setembro, 2000.

BATISTA, Roberto Leme. A Ideologia do Capital na Crise: Trabalho, Educação e Cidadania. Trabalho e Sociabilidade. 1a edição. Canal 6, Bauru, 2012

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 197va7.

CARVALHO, Rejane. Qualificação e Competência da Força de Trabalho: Novas Mistificações no Controle do Capital Sobre o Trabalho. Campinas: XXII Encontro Nacional de Economia Política, 2017.

DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Terceirização e precarização das condições de trabalho. Nota Técnica nº 172, março de 2017.

FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: Teorias em conflito. In: FRIGOTTO, G (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectiva de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. (Coleção Estudos culturais em educação).

_________. Educação e a crise do capitalismo real. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GERMER, C. M. A relação abstrato/concreto no método da economia política. In: GORAZZA, G. Métodos da ciência econômica. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.

GORZ, André. Adeus ao proletariado. Rio de Janeiro: Forense. 1982.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1983.

GUSMÃO, Adriana D. F. Educação, trabalho e capital: a escolarização dos trabalhadores das indústrias alimentícias de médio porte em vitória da conquista – BA no cenário da acumulação capitalista. X Seminário Nacional do HISTEDBR – UNICAMP, julho de 2016.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: Uma Pesquisa Sobre as Origens da Mudança Cultural. 24a edição. Loyola, 2013.

HOFFMANN, Helga. Desemprego e subemprego no Brasil. São Paulo, Âtica. 1977.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD e PNAD Contínua). Disponível em: http://www2.sidra.ibge.gov.br/pnad/pnadpb.asp. Acessado em: 25/06/2017.

______. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www2.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010RgaAdAgsn.asp. Acessado em: 25/06/2017.

KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à sociedade pós-moderna. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

MARX, K. O Capital. Livro 1. São Paulo: Boitempo. 2013.

OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico 2014. Disponível em: Acessado em: 20/06/2017.

OIT – Organização Internacional do Trabalho. Disponível em:

applv8/data/TUM/UNIONS2014.xls>. Acessado em: 20/06/2017.

PAIVA, Vanilda. Qualificação, Crise do Trabalho Assalariado e Exclusão Social. A Cidadania Negada, Políticas e Exclusão na Educação e no Trabalho. Buenos Aires, 1a edição, p. 49-64. Setembro, 2000.

PINO, Mauro del. Política Educacional, Emprego e Exclusão Social. A Cidadania Negada, Políticas e Exclusão na Educação e no Trabalho. Buenos Aires, 1a edição, p. 65-87. Setembro, 2000.

POCHMANN, Marcio. Educação e Trabalho: Como Desenvolver uma Relação virtuosa? Educação e Sociedade, vol. 25, n. 87, p. 383-399, Campinas: maio/ago. 2004.

RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (MTb). Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/login.php Acessado em: 25/06/2017

SILVA, Sandra Teresinha da. A qualificação para o trabalho em Marx. Tese (doutorado em Economia) - Universidade Federal do Paraná, 2005.

SOUZA, J. S. A Formação do Trabalhador no Contexto Da Reconfiguração do Trabalho, da Produção e dos Mecanismos de Mediação do Conflito De Classe. Revista Contemporânea de Educação, vol. 10, n. 20, p. 50 – 66. julho/dezembro de 2015.

TOITIO, Rafael Dias. Trabalho abstrato, subsunção e os desafios para a formação do trabalhador na atualidade. Mediações, Londrina, v. 16, n.1, p. 157-176, Jan./Jun. 2011

TRINDADE, José Raimundo Barreto. A Metamorfose do Trabalho na Amazônia: Para Além da Mineração Rio do Norte. UFPA/NAEA/PDTU, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v7i1-6.7073

Apontamentos

  • Não há apontamentos.