Cadernos CEPEC

REESTRUURAÇÃO PRODUTIVA E TERCEIRIZAÇÃO: uma análise da desestruturação do trabalho no setor elétrico paraense

Caroline Barisão

Resumo

O artigo é tributário de reflexões efetuadas sobre os resultados de uma pesquisa empírica realizada junto 13 trabalhadores da empresa Equatorial Celpa – Belém/Pará/Brasil, que aderiram ao II Programa de Demissão Voluntária – PDV, em 2013. Analisa as inflexões da crise do capitalismo contemporâneo no processo de reestruturação produtiva da mencionada empresa e suas repercussões no aumento da terceirização da sua força de trabalho. A luz da teoria marxista, os dados empíricos foram analisados evidenciando que essa empresa vem se reestruturando ancorada em uma política de enxugamento do seu quadro de pessoal viabilizada por meio do PDV’s e da terceirização. No ano 2012 a CELPA possuía 2.158 trabalhadores efetivos e 2.038 terceirizados; já em 2013 o numero de trabalhadores efetivos decresceu sendo 1.807 e terceirizados mais que dobrou totalizando 6.253, o que nos permitir concluir que o setor elétrico paraense vem perdendo significativo número de trabalhadores.


Palavras-chave

Capitalismo Contemporâneo. Reestruturação Produtiva. Privatização. Terceirização.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Marina Maciel. A constituição da solidariedade e o significado histórico da reatualização da filantropia e do cooperativismo. (Projeto de pesquisa), São Luís: UFMA, 2003.

ALVES, Giovanni. Trabalho e Subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

ANTUNES, Ricardo. O Caracol e sua Concha: ensaio sobre a Nova Morfologia do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2007.

______________ e DRUCK, Graça. A Epidemia da Terceirização. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil III. São Paulo, Boitempo, 2014.

BARRUCHO, Luiz Guilherme. Câmara vota projeto que regulamenta terceirização; Entenda. In: http://noticias.uol.com.br/ultimas- Notícias/ BBC/ 2015/ 04/07. Acesso em 20 de julho de 2015.

BIONDI, Aloysio. O Brasil privatizado: um balanço do desmonte do Estado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.

BRANCO, Catullo. Energia elétrica e capital estrangeiro no Brasil. São Paulo: Alfa- Ômega, 1975.

CHAVES, ANDREA. Privatização e novas estruturas de mercado: Rede Celpa em questão. Tese de Doutoramento em Desenvolvimento Sócio-Ambiental. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) – Universidade Federal do Pará, 2003.

______________. Poder público e sindicato: um olhar ao caso Celpa. . Dissertação de mestrado em Serviço Social. . Universidade Federal do Pará, 2000.

CHOMSKY, Noam. As várias caras da dominação. Rio de Janeiro: Cadernos do terceiro mundo, 1997.

DRUCK, Graça. Terceirização: (des) fordizando a fábrica: um estudo do complexo petroquímica da Bahia. São Paulo/Salvador, Boitempo/ Edufba, 1999.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS URBANITÁRIOS (FNU). Terceirização no Setor Elétrico: situação atual e perspectivas. In: DAU, Denise Motta; RODRIGURS, Iram Jácome e CONCEIÇÃO, Jefferson José da (orgs.). Terceirização no Brasil: do discurso da inovação à precarização do trabalho (atualização do debate e perspectivas). São Paulo: Annablume; CUT, 2009.

GRESPAN, J.L. O Negativo do Capital – O Conceito de Crise na Crítica de Marx à Economia Política. São Paulo: Editora Hucitec/FAPESP, 1999.

GIANNOTTI, José Arthur. Origens da dialética do trabalho: estudos sobre a lógica do jovem Marx. Porto Alegre: Editores L&PM, 1985.

GOLDENBERG, José; PRADO, Luiz Tadeu. Reforma e crise do setor elétricono período FHC. São Paulo: Tempo Social – USP, 2003.

GOMES, Vera Lúcia Batista. Alternativas de trabalho no capitalismo contemporâneo: o caso dos trabalhadores demitidos da empresa Rede Celpa-Centrais Elétricas do Pará. In: Revista Conexões. Ed. Centro Socioeconômico, 2008.

HIRATA, Helena. Reestruturação produtiva, trabalho e relações de gênero. In: Revista Latino Americana de Sociologia do Trabalho. Ano 4. Nº. 7. Rio de Janeiro: ALAST, 1997.

IAMAMOTO, Marilda. Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez; 1998.

______________. Serviço social em tempos de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2012.

IANNI, Octavio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

______________. O Estado - Nação na época da globalização. Rio de janeiro: Revista da Pós-Graduação em Economia da UFF; 1999.

LIMA, Valéria Almada. Reestruturação Produtiva e Relação Salarial: tendências no Brasil nas décadas de 80 e 90. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, 1996.

MÉSZARÓS, István. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.

______________. Socialismo ou Barbárie. São Paulo: Boitempo, 2003.

______________. Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, Classe e Movimento Social. São Paulo, Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo. “Florestan Fernandes: uma recuperação marxista da categoria revolução”. In: Marxismo impenitente: contribuição à história das ideias marxistas. São Paulo: Cortez, 2004.

______________. Crise do Socialismo e Ofensiva Neoliberal. Edição. São Paulo; Cortez, 2000.

______________. BRAZ, Marcelo. Economia Política: Uma introdução Crítica. São Paulo: Cortez, 2007.

PAULANI, Leda. Modernidade e discurso econômico. São Paulo; Boitempo, 2005.

POCHMANN, Márcio. Emprego e desemprego juvenil no Brasil: as transformações nos anos 1990. Rio de Janeiro Movimento, Movimento, 2000.

PONTES, Reinaldo. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço social. São Paulo: Cortez, 2010.

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIO AMABIENTAL – CELPA EQUATORIAL, 2012.

SADER, Emir. Brasil Entre o Passado e o Futuro. In: GARCIA, Marco Aurélio e Sader, Emir. São Paulo: Coedição Editora e Fundação Perseu Abramo, Boitempo, 2003.

SINDICATO DOS URBANITÁRIOS. In: Relatório de Pesquisa de Campo sobre o II PDV na empresa Equatorial Celpa, Belém-Pará, 2013.

SINGER, Paul. Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo: Contexto, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v7i7-12.7080

Apontamentos

  • Não há apontamentos.