Cadernos CEPEC

DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO AGRÁRIO NO SUDESTE PARAENSE

Sebastião Novais Sousa Crispim

Resumo

Neste artigo teremos como objetivo principal realizar uma análise histórica do desenvolvimento do capitalismo agrário no sudeste do Pará, para isso trataremos da formação socioeconômica da região e das relações sociais de produção que se organizam. Faremos uso de autores marxistas que nos ajudaram a compreender quais os mecanismos que possibilitaram que a região sudeste, outrora dependente da exploração de base natural extrativa, como a borracha e a castanha. Através das mudanças políticas/institucionais e fundamentalmente econômicas que o Estado implementa, desarticulam formas anteriores de produção, para desenvolver formas capitalistas de produção no agrário amazônico.


Palavras-chave

Desenvolvimento, Capitalismo, Agropecuária, Relações Sociais de Produção.


Referências


BECKER, Bertha K. Agricultura e desenvolvimento no Brasil: a expansão da fronteira agrícola. In: BECKER, Bertha K. As amazônias de Bertha K. Becker: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica. Rio de Janeiro: Garamond, 2015, p. 167-204.

______. Relações de trabalho e mobilidade na Amazônia brasileira: uma contribuição. In: BECKER, Bertha K. As amazônias de Bertha K. Becker: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica. Rio de Janeiro: Garamond, 2015, p. 205-232.

IANNI, Otávio. A luta pela terra: história social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Coleção Sociologia brasileira. v.8. Petrópolis: Vozes, 1981.

____________. Ditadura e Agricultura: o desenvolvimento do capitalismo na Amazônia: 1964-1978. Ed. Civilização brasileira, 1979.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Amazônia: monopólio, expropriação e conflitos. Campinas-SP: Papirus, 1993.

SCHMINK, Marianne; WOOD, Charles H. Conflitos Sociais e a Formação da Amazônia. Belém: ed. ufpa, 2012. 496 p.

VELHO, Octavio Guilherme. Capitalismo Autoritário e Campesinato. São Paulo: ed. DIFEL, 1974. 261 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v7i7-12.7081

Apontamentos

  • Não há apontamentos.