Cadernos CEPEC

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E CAPITAL SOCIAL EM ACORDOS DE PESCA NA AMAZÔNIA ORIENTAL

Valcir Bispo Santos

Resumo

O foco deste artigo é analisar os “acordos de pesca” praticados por comunidades ribeirinhas da Amazônia Oriental, nas ilhas do município de Cametá, na região do Baixo Tocantins – nordeste do estado do Pará, no estuário da bacia do rio Amazonas – tendo em vista, sobretudo, a sua dinâmica interna e os recursos endógenos que articula e mobiliza. Os “acordos de pesca” são arranjos institucionais comunitários praticados por pescadores artesanais de localidades ribeirinhas com a finalidade de manejar recursos pesqueiros, mas que se notabilizam por práticas de mobilização de recursos do capital social. A região do Baixo Tocantins fica a jusante da UHE Tucuruí e a pesca artesanal da região entrou em uma crise prolongada com o barramento do rio Tocantins em meados de 1980. A coordenação das relações sociais e econômicas no âmbito dos acordos de pesca se ancora em redes de pescadores / produtores agroextrativistas e famílias ribeirinhas que partilham uma forte tradição cultural ribeirinha e um sentimento de pertencimento territorial. Há um apoio decisivo de algumas entidades mediadoras, sobretudo das Colônias de Pescadores e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), mas não se nota apoio efetivo importante por parte do poder público, o que potencializa os conflitos de pescadores e moradores das comunidades ribeirinhas com os chamados “pescadores de fora”. Desta forma, pretende-se interpretar os acordos de pesca como práticas de desenvolvimento territorial a partir de uma abordagem situada no campo institucionalista da teoria econômica.

Acordo de pesca. Arranjo comunitário institucional. Desenvolvimento territorial. Capital social. Amazônia Oriental.


Palavras-chave

Acordo de pesca. Arranjo comunitário institucional. Desenvolvimento territorial. Capital social. Amazônia Oriental.


Texto completo:

PDF

Referências


ACORDAR. Fotos dos arquivos da Associação ACORDAR. Cametá: ACORDAR, 2005.

ALMEIDA, Alfredo Wagner B.. de. Carajás: a guerra dos mapas. 2. ed. Belém: Supercores, 1995.

BORDALO, Carlos Alexandre Leão; CRUZ, Mariana Neves (. Territorialidade e gestão de recursos de uso comum no Baixo Tocantins: o caso dos acordos de pesca em Jaracuera Grande - Cametá, PA. In: SILVA, João Marcio Palheta da; SILVA, Christian Nunes da (Org.). Pesca e territorialidade: contribuições para a análise espacial da atividade pesqueira. Belém: GAPTA/UFPA, 2011.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Subprograma Projetos Demonstrativos. Cametá: as experiências nas localidades de Joroca de Baixo e Cuxupiari Carmo. Brasília: MMA/PDA,. (Série Sistematização: comunidades construindo sua sustentabilidade), 2005.

CASTRO, Edna. R.. Resistência dos atingidos pela barragem de Tucuruí e construção de identidade. In: Castro, Edna. R.; Hébette, Jean. (Org.). Na trilha dos grandes projetos. Modernização e conflito na Amazônia. Belém: NAEA/UFPA, 1989.

CORRÊA, Roberto L.. A periodização da rede urbana da Amazônia. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 38-68, jul./set, 1987.

COSTA, Gilson da Silva. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia: estudo sobre a região das ilhas em Cametá, Pará-Brasil. 2003. 307f. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2003.

DALLABRIDa, Valdir R.; BECKER, Dinizar F. Dinâmica territorial do desenvolvimento. In: Becker, Dinizar F.; Wittmann, Milton L. Desenvolvimento Regional: abordagens interdisciplinares. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.

IBAMA. Mapa sobre o Acordo de Pesca de Jaracuera Grande – Cametá- PA. Imagem Landsat – Pará – Carta: SA-22-Z-B-I-1, articulação compatível com a escala 1:50.000 (IBGE). Cametá: IBAMA, 2005.

MILANI, Carlo. Teorias do Capital Social e Desenvolvimento Local: lições a partir da experiência de Pintadas (Bahia, Brasil). Salvador: UFBA, 2003.

MULS, Leonardo Marco. Desenvolvimento local, espaço e território: o conceito de Capital Social e a importância da formação de Redes entre organismos e instituições locais. Revista Economia, Brasília, v. 1, p. 1-21, jan./abr. 2008.

OSTROM, Elinor. Governing the Commons: the evolution of institutions for collective action. New York: Cambridge University Press, 1990.

OSTROM, Elinor. The meaning of social capital and its link to collective action. In: SVENDSEN, Gert T.; SVENDSEN, Gunnar L. (Eds.). Handbook on Social Capital. Northampton: Edward Elgar. 2008.

PPDJUS-Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável da região a Jusante da UHE Tucuruí. Versão preliminar. Belém: Eletronorte; Conselho Gestor PPDJUS, 2003. Mimeografado.

PUTNAM, Robert. Making Democracy Work: Civic Traditions in Modern Italy. Princeton University Press, 1993.

SABOURIN, Eric. Manejo dos recursos comuns e reciprocidade: os aportes de Elinor Ostrom ao debate. Revista Sustentabilidade em Debate, Brasília v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: . Acesso em: 08/12/2013

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SANTOS, Valcir B. Desenvolvimento sustentável e pesca artesanal na Amazônia Oriental: as dimensões da sustentabilidade dos acordos de pesca na região a jusante da UHE Tucuruí. In: ENCONTRO CIÊNCIAS SOCIAIS E BARRAGENS, 2, 2007, Salvador. Anais... Salvador: EDUFBA, 1 CD-ROM, 2007.

SANTOS, Valcir Bispo. Território e capital social em acordos de pesca no Baixo Tocantins: uma abordagem institucionalista. 2015. 292 f. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional)-Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

SEN, Amartya K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SILVA, Maria das Graças da. A proposta de criação de Reserva Extrativista na Região do lago da UHE Tucuruí: estratégia de politização ou reorganização territorial? In: Encontro Nacional da Anpur, 9, 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPUR, v. 3, p. 1218-1227, 2001.

STORPER, Michael. Sociedade, Comunidade y Desarrollo Económico. Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 7-44, ago./dez., 2003.

VAINER, Carlos B.; ARAUJO, Frederico. G. B. Grandes Projetos hidrelétricos e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: CEDI, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v8i1.7765

Apontamentos

  • Não há apontamentos.