Cadernos CEPEC

EVOLUÇÃO DO EMPREGO ENTRE AS CIDADES MÉDIAS DAS REGIÕES NORDESTE E SUDESTE, 1991-2010. APLICAÇÃO DAS CADEIAS DE MARKOV NO EMPREGO INDUSTRIAL

Ana Cristina dos Santos Morais, William Eufrásio Nunes Pereira, Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa, Débora Cosme Pereira Mendes

Resumo

O objetivo do trabalho é fazer uma análise das probabilidades de transição nas cidades, das regiões Nordeste (NE) e Sudeste (SE). A ideia é verificar a probabilidade de cidades, com poucas quantidades de empregos, migrarem para cidades com níveis de empregos maiores ao longo do período entre 1991 e 2010, com foco naquelas cidades médias não pertencentes às regiões metropolitanas dos seus respectivos estados. A justificativa do trabalho se dá em virtude de essas regiões serem as que possuem os maiores volumes de empregos absolutos do Brasil. Os dados utilizados foram da classificação dos subsetores da indústria obtidos na Relação Anual de Informação Social (RAIS), fornecida pelo Ministério do Trabalho (MTE). As análises ocorreram com base no procedimento de estimação feita com a utilização das Cadeias de Transição de Markov em tempo discreto. Conclui-se que ao longo do período analisado ocorreu mudança de nível das cidades estudadas com variação para níveis superiores de emprego do setor industrial, demonstrando que não ocorreram perdas do emprego na indústria, ao contrário, o que aconteceu foi um crescimento significativo do emprego formalizado.


Palavras-chave

Cadeias de Markov, Mobilidade, Probabilidade de Transição, Emprego Formal, População.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM FILHO, O. B.; SERRA. R, Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. ANDRADE, T. e SERRA (orgs). Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001.

ANDRADE, T. A.; SERRA, R. V.; (Org.). Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001.

BOLDRINE, J.et al. Álgebra linear. - São Paulo: Habra, 1980.

BRASIL. Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). Relação Anual de Informações Sociais RAIS). Brasília – DF; MTE.

BRITO, Adriana Fernandes; BONELLI, Regis. Políticas industriais descentralizadas: as experiências européias e as iniciativas subnacionais no Brasil. In. Planejamento e Políticas Públicas. V. 01, n. 01, Brasília, jun. de 1997

CANO, W. Desconcentração Produtiva Regional do Brasil 1970-2005. São Paulo: UNESP, 2007.

FILHO, O. A; SERRA, R. V. Evolução e Perspectivas do Papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. In: Cidades Médias Brasileiras, IPEA, 2010.

GTDN. Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste. IN: Revista Econômica do Nordeste. Fortaleza, vol.28, n. 04, out./dez. 1997 .

HIRSCHMAN, A., Transmissão Inter-regional do Crescimento Econômico. In Schwartzman (1977).

LIMA, Marcos C., Apontamentos para Definições Conceituais de Cidades Médias, 2010. Disponível em: http://www.centrocelsofurtado.org.br

MYRDAL, G. - Teoria Econômica e Regiões Subdesenvolvidas. - RJ - SAGA, 2a. ed., 1968.

OLIVEIRA, Francisco de. A metamorfose da arribaçã: fundo público e regulação autoritária na expansão econômica do Nordeste. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 27, p. 67-92, jul.1990.

PEREIRA, William E. N. Reestruturação do Setor Industrial e Transformação do Espaço Urbano de Campina Grande – PB a partir dos anos 1990. Tese de doutoramento em Ciências Sociais. CCHLA. UFRN, 2008.

PERROUX, F. - O Conceito de Polos de Crescimento. In Schwartzman (1977).

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1996

SIMON, Carl., Lawrence Blume. Matemática para economistas. - Porto Alegre: Bookman, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v8i2.8319

Apontamentos

  • Não há apontamentos.