Cadernos CEPEC

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS E MUDANÇAS LOCAIS: PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO DO ASSENTAMENTO ABRIL VERMELHO - SANTA BÁRBARA/PA

Gessiane da Silva Paulino, Nayara Viana Ribeiro, Armando Lírio de Souza

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar o processo de formação do Assentamento Abril Vermelho, com ressalva à sua capacidade produtiva, para um possível acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A pesquisa baseou-se no método exploratório, com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, coleta de dados em sites oficiais e pesquisa de campo.  Quanto à territorialização deste assentamento, a sua localização na Região Metropolitana de Belém, leva a urgência de sua inserção na acumulação capitalista dessa metrópole, o que contribui à desestruturação de suas organizações socioeconômicas. Assim, há necessidade de fortalecimento dessas organizações, para apoio aos produtores na comercialização dos seus produtos, como possibilidade de excluir os atravessadores; além de garantir produção suficiente para o acesso ao PAA. Dessa forma, tal ação romperia a forma individual de comercialização, e, garantiria a possibilidade do acesso ao PAA, que são fatores positivos à territorialização deste assentamento, devido fortalecer a autonomia das famílias assentadas.


Palavras-chave

Agricultura Familiar; PAA; Segurança Alimentar; Território Periurbano.


Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, C.; SACCO DOS ANJOS, Flávio; BEZERRA, A. J.A. O Impacto do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar na Segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural. Encontro de Políticas Sociais para o Campo. Pelotas – RS, s/d.

BERGAMASCO, S. M. P. P.; NORDER, L. A. C. A Alternativa dos Assentamentos Rurais: Organização Social, Trabalho e Política. São Paulo: Terceira Margem, 2003.

BRANDÃO, C.. Território e desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

BRASIL. Lei nº 11. 326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 25 jul. 2006.

______. Lei nº 10. 696, de 02 de julho de 2003. Programa de Aquisição de Alimentos. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 03 jul. 2003.

________, Portal. Agricultura Familiar abastece restaurantes universitários do Paraná. UFPR, 2012. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/10/agricultura-familiar-abastece-restaurantes-universitarios. Acessado em: 26 de julho de 2015.

________, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Programa de Aquisição de alimentos. Disponível em: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/seguranca-alimentar-e-nutricional/aquisicao-de-alimentos-da-agricultura-familiar . Acessado em 09 de agosto de 2015.

_________, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Disponível em: http://www.incra.gov.br/reforma_agraria. Acessado em 03 de janeiro de 2016.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Os dois métodos e o núcleo duro da ciência econômica. Revista de Economia Política, São Paulo: Centro de Economia Política v.29, n.2, (jun. 2009).

DELGADO, N.; LEITE, S.; BONNAL, P. Desenvolvimento territorial: articulação de políticas públicas e atores locais. OPPA/CPDA/UFRRJ, 2007.

FAO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO. Smallholder integration in changing food markets. [s.l.]: fAO, 2013.

FERRANTE, V.L.S.B.; BERGAMASCO, S.M.P.P. Censo dos Assentamentos do Estado de São Paulo. Araraquara: Unesp, 1995. 488 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007

GOMES, R. C.; SILVA, F. S.; SILVA, M. D. S.; SOUSA, R. D. P. Sistemas Agroflorestais Amazônicos: um estudo sobre a condição dos sistemas de cultivo em um assentamento da Reforma Agrária no estado do Pará. Cadernos de Agroecologia. Belém, s/d.

GRISA, C.; PORTO, S. I. Dez anos de PAA: As contribuições e os desafios para o desenvolvimento rural. In: GRISA, Catia e SCHENEIDER, Sergio. Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

GRISA, C.; SCHENEIDER, S. Três gerações de Políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. In: GRISA, Catia e SCHENEIDER, Sergio. Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

LEITE, S. et al. Impactos dos Assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. Brasília: IICA/NEAD; São Paulo: Ed. Unesp, 2004. 392p.

LOUREIRO, V. R. Amazônia: Estado, homem, natureza. Belém. Cejup, 2004.

MEDEIROS, L.S. Reforma Agrária no Brasil: História e atualidade da luta pela terra. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2003.

MEDEIROS, R.M.V.; LINDNER, M. Assentamentos Rurais, Território, Produção: Novas Alternativas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: NEAG/UFRGS, 2014.

PIRES, Felipe Vieira de Oliveira et al. Relatório de Pesquisa: Diagnóstico Agros socioambiental do Assentamento Abril Vermelho Santa Bárbara-Pará. Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas. Curso de Especialização em Agricultura e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia. Belém, 2015.

RAMOS, Pedro. Políticas Públicas e Perspectivas de Viabilização dos Assentamentos Rurais. Retratos de Assentamentos. Araraquara/SP, 2009. Nº 12, 418 p.

AUTORES. Potencialidades e Limites do Programa de Aquisição de Alimentos em Cametá-PA: a experiência da Associação Agroextrativista dos Moradores do Ajó. In: Encontro de Redes de Estudos Rurais. Campinas, 2014.

SANTOS, F. P. Coalizões de interesses e a configuração política da agricultura familiar no Brasil. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo). Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2011.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções sobre território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

AUTOR. Trabalho e desenvolvimento territorial na Amazônia oriental: a experiência da rede de desenvolvimento rural do baixo Tocantins (PA). Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

AUTOR. Programa Assessoria Técnica para Elaboração e Gestão de Projetos Sociais Voltados para o Mercado Institucional de Alimentos do Território da Cidadania do Baixo Tocantins – formação de formadores. Belém, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v8i2.8322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.