Complexitas – Revista de Filosofia Temática

ASPECTOS MECANICISTAS PRESENTE NA NOÇÃO DE INFORMAÇÃO PROPOSTA POR FRED I. DRETSKE

Leonardo Queiroz Assis Poletto

Resumo

O objetivo central deste artigo é apontar o aspecto mecanicista presente na noção de informação proposta por Fred I. Dretske (1981) em sua obra Knowledge and flow of information. Dretske (1981) acredita que a noção de informação é capaz de dissolver ou solucionar os problemas epistemológicos apresentados no diálogo de Platão intitulado Teeteto. Pois, apresenta uma estrutura lógica capaz de fundamentar o conhecimento e, desse modo, causar crenças verdadeiras. Para tanto, o presente artigo inicia com uma breve caracterização da noção de informação proposta pela Teoria Matemática da Comunicação de Shannon e Weaver (1949), utilizada por Dretske (1981) para fundamentar o aspecto significativo da informação. Shannon e Weaver (1949) elaboram uma noção de informação com o objetivo de estabelecer meios de comunicação entre sistemas. Nesse sentido, o foco de sua abordagem é o nível sintático da informação, preocupados com a eficiência e transmissibilidade de sinais. Em seguida, a obra Knowledge and the flow of information é analisada, onde Dretske (1981) elabora uma teoria epistemológica na qual a noção de informação desempenha papel central nos processos cognitivos, sendo altamente relevante para a aquisição e fundamentação do conhecimento. Nesta obra, Dretske (1981) apresenta a definição de informação enquanto uma commodity de natureza objetiva e explora os conceitos de conteúdo proposicional e conhecimento, propondo abordar a informação em nível sintático, semântico e pragmático. Por fim, ressaltamos os aspectos mecanicistas presentes na noção de informação e seu significado fundamentais para a definição de conhecimento proposto por Dretske (1981) como: “crença causada por informação (p.58).” 


Palavras-chave

Filosofia da informação - conhecimento - mecanicismo


Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA, Francisco Dário de Andrade. Uma investigação sobre o poder causal da informação em gerar conhecimento a partir da obra knowledge and the flow of information, de Fred Dretske. 2015. 140 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2015.

DRETSKE, Fred I., Knowledge and the flow of information, Cambridge, Massachusetts: the MIT press/ Brad-ford books, 1981.

MORAES, João Antonio de. Dretske e o projeto naturalista-informacional da mente. 2011. 86. Monografia (Bacharelado em Filosofia). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2011.

RODRIGUES, Mariana Vitti. Informação e abdução no processo de descoberta científica. 2014. 101f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2014.

SHANNON, C. E., & Weaver, W. (1949). The mathematical theory of communication. University of Illinois Press.

STONIER, Tom.Information and the internal structure of the universe: an exploration into physics. London: Springer-Verlag, 1990.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v6i1.10860



Direitos autorais 2022 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.