MAPEAMENTO DA REDE DE PRÁTICAS DOS DISCURSOS SOBRE O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo
Este trabalho investiga como se apresentam os discursos que integram as redes de práticas sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) reproduzidos em documentos que orientam a educação brasileira. Assim, nosso objetivo será apresentar dados parciais de uma pesquisa de iniciação científica em andamento, vamos mostrar os discursos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Fundação Lemann (FL), apontando de que modo estão influenciando a política educacional brasileira. Metodologicamente, a coleta de dados foi realizada mediante pesquisa bibliográfica consistindo no exame e identificação de trabalhos, fontes e materiais em bibliotecas digitais e canais de divulgação científica; e pesquisa documental, a partir do escrutínio de relatórios técnicos constantes em sites oficiais da OCDE e FL, e outros documentos relacionados e recontextualizados para o campo da educação, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para este trabalho, analisamos o relatório Inspirados pela tecnologia, norteados pela pedagogia. Uma abordagem sistêmica das inovações educacionais de base tecnológica (OCDE, 2010) e os textos contidos na aba Tecnologia e Inovação, do site da Fundação Lemann (2021), considerando como categorias de análise os termos “tecnologias” e “inovação”.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v6i1.12341
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