Complexitas – Revista de Filosofia Temática

MAPEAMENTO DA REDE DE PRÁTICAS DOS DISCURSOS SOBRE O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Suame Gomes Lizardo, Edna Cristina Jaques Brelaz Castro

Resumo

Este trabalho investiga como se apresentam os discursos que integram as redes de práticas sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) reproduzidos em documentos que orientam a educação brasileira. Assim, nosso objetivo será apresentar dados parciais de uma pesquisa de iniciação científica em andamento, vamos mostrar os discursos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Fundação Lemann (FL), apontando de que modo estão influenciando a política educacional brasileira. Metodologicamente, a coleta de dados foi realizada mediante pesquisa bibliográfica consistindo no exame e identificação de trabalhos, fontes e materiais em bibliotecas digitais e canais de divulgação científica; e pesquisa documental, a partir do escrutínio de relatórios técnicos constantes em sites oficiais da OCDE e FL, e outros documentos relacionados e recontextualizados para o campo da educação, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para este trabalho, analisamos o relatório Inspirados pela tecnologia, norteados pela pedagogia. Uma abordagem sistêmica das inovações educacionais de base tecnológica (OCDE, 2010) e os textos contidos na aba Tecnologia e Inovação, do site da Fundação Lemann (2021), considerando como categorias de análise os termos “tecnologias” e “inovação”.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v6i1.12341



Direitos autorais 2022 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.