REFLEXÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: GESTÃO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Desde 2001, as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem (DCN/ENF), propõe mudanças emblemática no âmbito acadêmico, com intuito de formar profissionais habilidosos, críticos e comprometidos com a saúde da população. Além disso, possibita discutir o processo de formação, em suas múltiplas determinações e apreendê-lo na historicidade da educação em enfermagem no país. (FERNANDES e REBOUÇAS, 2013). De acordo com o Art. 2º dessa Resolução, os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de enfermeiros, foram estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e a abordagem a importância de se ter nos currículos disciplinas de Administração Aplicadas à Enfermagem pela lei do Exercício Profissional – nº 7498/86 que encarregou-se de trazer em sua assertiva atividades de planejamento, organização, coordenação, orientação e avaliação de serviços de enfermagem como sendo privativas do enfermeiro, dentre outras cujo responsabilidade é do atuante da área.
Palavras-chave
Gestão. Enfermagem. Saúde.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Resolução CNE/CES 3/2001. Diário Oficial da União, 9 de Novembro de 2001. Seção 1, p. 37. Disponível em: acesso em: 03 set 2019.
FERNANDES, Josicelia Dumêt; REBOUCAS, Lyra Calhau. Uma década de diretrizes curriculares nacionais para a graduação em enfermagem: avanços e desafios. Revista brasileira de enfermagem. Brasília, v.66, n.spe, p.95-101, Set. 2013. Disponivél em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-716 72013000700013. Acesso em: 05 Set. 2019.
SPAGNOL, Carla Aparecida. (Re)pensando a gerência em enfermagem a partir de conceitos utilizados no campo da saúde coletiva. Ciência saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p.119-127, Mar. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v10n1/ a13v10n1.pdf. Acesso em: 03 Set. 2019.
SPAGNOL, Carla Aparecida.; SOARES, Amanda Nathale.; SILVEIRA, Vieira Silveira. Experiências pedagógicas vivenciadas na disciplina competências e habilidades para gestão de pessoas nas organizações de saúde. Revista Enfermagem do Centro Oeste Mineiro 2012 set/dez; v.2, n.3 p.451-462. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/ article/viewFile/246/359. Acesso em: 05 Set. 2019
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i1.8046
Direitos autorais 2020 Complexitas – Revista de Filosofia Temática
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.