TEORIAS DE IDEOLOGIZAÇÃO DA FORMA SOCIAL MERCADO DE TRABALHO E A REALIDADE SOCIAL BRASILEIRA
Resumo
Existem diversas teorias elaboradas a respeito das relações de trabalho e sua interação com o desenvolvimento econômico que visam estabelecer caminhos para o aumento da produtividade e a distribuição de renda. Trataremos criticamente de duas delas “a teoria do capital humano” que desponta na vertente neoliberal sobre crescimento econômico, e estrutura sua teoria na relação positiva entre investimentos em educação e aumento da renda do trabalhador e “a teoria da segmentação”, considerando os limites de uma forma teórica dualista para o entendimento de uma forma social complexa como o mercado de trabalho. O presente trabalho tratará criticamente dessas duas teorias e se buscará observar seus limites desde um caso concreto: analisando o panorama do mercado de trabalho brasileiro, observaremos o quanto os aspectos históricos, sociais e de estrutural desigualdade impelem a necessidade da utilização de categorias do campo teórico marxista.
Palavras-chave
Capital humano; Segmentação; Mercado de trabalho; Desigualdades sociais; Marxismo.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/conexões.v12i2.18417
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