A ADAPTAÇÃO TEATRAL DO CONTO POPULAR "O HOMEM SEM SORTE", DE ADOLFO CAMINHA, NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA INTER/TRANSDISCIPLINAR
Resumo
O objetivo deste estudo foi demonstrar a importância da integração entre literatura e teatro no processo educacional, visando tanto à formação docente, quanto ao desenvolvimento integral dos alunos. O projeto, que deu origem a este estudo e que resgatou contos populares e incorporou atividades artísticas, surgiu da necessidade de valorizar a arte no ambiente escolar, muitas vezes negligenciada. A metodologia incluiu oficinas de leitura, dramaturgia e atividades práticas de cenografia e figurinos, direcionadas a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de promover engajamento e pertencimento criativo. Os resultados indicaram que a experiência teatral teve impacto positivo no desenvolvimento artístico, social e emocional dos alunos, como aumento da autoestima, confiança e maior interesse pela leitura e pelas artes. Além disso, a prática teatral contribuiu para a criação de um ambiente colaborativo, estimulando a curiosidade por diferentes áreas do conhecimento. A apresentação da peça “O Homem Sem Sorte” e a recepção positiva do público validaram a eficácia do projeto. Conclui-se que a integração entre teatro e literatura enriquece o ensino, fortalecendo a interdisciplinaridade e promovendo o desenvolvimento crítico dos alunos. O estudo destaca a importância de formação contínua dos professores em teatro, bem como o papel transformador das artes na educação. A pesquisadora, ao participar de estágio supervisionado, ampliou sua compreensão teórica e prática, reforçando a necessidade de valorização das artes no currículo escolar e propondo a continuidade e expansão do projeto.
Palavras-chave
Adaptações teatrais; Contos populares; Ensino de Língua Portuguesa; Teatro na escola; Inter/transdisciplinaridade.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/conexões.v12i2.18419
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