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A APLICAÇÃO DE MÉTODOS ETNOBIOLÓGICOS EM SALA DE AULA COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO E FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES NO NORTE DE MINAS GERAIS, BRASIL

Juliana Loureiro Almeida Campos

Resumo

No processo de ensino e aprendizagem da etnobiologia é importante que exercitemos, além da teoria, a parte prática da disciplina. Apresento uma experiência de ensino e pesquisa que teve como foco a aplicação de métodos da etnobiologia junto aos estudantes da Escola Família Agrícola (EFA) Nova Esperança, Minas Gerais. A atividade fez parte do meu trabalho como consultora de um projeto de pesquisa durante 2017 a 2019, e teve como objetivo formar os estudantes para que fizessem o trabalho de campo em suas comunidades, tornando-se assim pesquisadores da sua realidade. Em sala de aula, as tarefas tiveram uma boa aceitação por parte dos estudantes, proporcionando o diálogo e a troca de saberes, desafiando-os a questionarem e a refletirem a respeito da importância da pesquisa. O conhecimento prévio dos estudantes foi trabalhado antes que eles fossem a campo, criando condições para que a prática educativa não fosse apenas uma transferência de conhecimentos, e sim a construção destes conjuntamente. Analiso a repercussão deste método de ensino na sala de aula da EFA e a contribuição da pesquisa nas comunidades estudadas, convidando o leitor a refletir sobre a utilização de métodos de pesquisa como ferramentas de ensino na disciplina de etnobiologia.


Palavras-chave

Alto Rio Pardo; Educação do campo; Etnobiologia; Geraizeiros


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v8i3.14927

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ISSN 2448-1998