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Representações do Mito Carlota Joaquina em Conflito: Chrysanthème versus Camurati

Eliane Campello

Resumo

Carlota Joaquina (Espanha, 1775 – Port., 1830) é uma das mulheres mais citadas pelas narrativas históricas, literárias e jornalísticas desde seus dias até a contemporaneidade. A partir de textos variados é que versões opostas acerca da Rainha do Brasil tornaram-se conhecidas. Uma, baseada em acusações que a consideram ultrajante, pecadora e assassina, é a “lenda negra”; a outra, que a enfatiza como uma mãe devotada e uma esposa amorosa é a “lenda dourada”. Esse conflito gera o mito de Carlota. Proponho uma leitura de A Infanta Carlota Joaquina (romance histórico), de Chrysanthème, (1937, “lenda dourada”), em oposição à versão cinematográfica “Carlota Joaquina: princesa do Brazil” (1995, “lenda negra”), com roteiro e direção de Carla Camurati. Ressalto a categoria de gênero, na perspectiva da crítica literária feminista, e discursos entrecruzados.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i13.13232

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Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

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